16° COLÓQUIO DE PESQUISA PROARQ - CONVERGÊNCIAS E TRANSVERSALIDADES - ARQUITETURA, PROJETO, ENSINO E CRÍTICA
27-11-2025
16° COLÓQUIO DE PESQUISA PROARQ - CONVERGÊNCIAS E TRANSVERSALIDADES - ARQUITETURA, PROJETO, ENSINO E CRÍTICA
Em que medida a produção de conhecimento na esfera do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - PROARQ, tem impactado diretamente o campo das ciências sociais aplicadas, frente aos desafios socioespaciais e ambientais contemporâneos? Quais seriam as dimensões e interações das pesquisas no âmbito do PROARQ, considerando a inclinação dos seus pesquisadores em abordar questões sensíveis e enfrentar temas desafiadores, com vistas à refletir sobre a necessidade da academia ir além da teoria e estabelecer uma conexão robusta às demandas da nossa sociedade e de nosso tempo?
As questões iniciais apontam para a pauta que o Colóquio PROARQ - ARQUITETURA, PROJETO, ENSINO E CRÍTICA, em sua décima sexta edição, pretende abordar. Inicialmente consideramos o interesse em dar continuidade como também, aprofundar o debate sobre o papel da arquitetura na sociedade contemporânea, visando ampliar as conexões entre os aspectos teórico-conceituais e especificamente, pensar o estabelecimento de estratégias e a reformulação de metas que reafirmam o devido protagonismo do conjunto de pesquisas que a Comunidade proarquena a segue produzindo.
O encontro proposto busca ser um espaço fundamental para o diálogo e a reflexão crítica, consolidando a união entre docentes, pesquisadores/as, pós-graduandos/as, egressos e profissionais da área. O objetivo é aprofundar-se nas diversas camadas das linhas de pesquisa do programa, dando voz aos trabalhos de dissertações de mestrado e teses de doutorado, como também, sublinha a importância da pesquisa como pilar central da academia, evidenciando como o rigor científico e a originalidade dos estudos realizados no PROARQ oferecem contribuições robustas e inovadoras para o campo da arquitetura, a cultura e a produção de conhecimento no Rio de Janeiro e no Brasil.
Ensino e Extensão, a Serviço da Sociedade ao mesmo tempo, adquirem protagonismo considerando as "devolutivas" que o corpo docente tem oferecido à sociedade por meio de projetos de pesquisa e extensão. Esse processo é histórico no âmbito do PROARQ e reforça a relevância de um ensino que não se restringe à sala de aula. A integração entre ensino, pesquisa e extensão solidifica o compromisso da instituição em ir além da teoria, aplicando o conhecimento produzido para avançar diante dos desafios sociais e ambientais e, assim, consolidar seu papel como um agente de transformação social entre os Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O cerne da proposta é a integração de quatro pilares fundamentais: Arquitetura, entendida como a disciplina em si; Projeto, como a sua materialização considerando em especial o aporte das tecnologias e IAs; Ensino, como a forma de perpetuá-la e inová-la; e Crítica, como a ferramenta para avaliá-la e aprimorá-la.
OBJETIVOS DO 16° COLÓQUIO DE PESQUISA PROARQ
1.Promover o debate sobre a relevância da arquitetura e do projeto na contemporaneidade, considerando os desafios socioespaciais e ambientais.
2. Articular a tríade ensino-pesquisa-extensão, fortalecendo o papel do PROARQ como polo gerador de conhecimento e inovação na esfera das ciências sociais aplicáveis
3. Estimular a produção acadêmica que avance para além da técnica, abordando a dimensão social e cultural do fazer arquitetônico.
4. Aproximar os egressos incluindo-os no processo de organização, pareceres e mesas, trazendo a experiência e atualização.
5. Estabelecer uma rede de colaboração entre pesquisadores, profissionais e estudantes, fomentando a troca de experiências e o desenvolvimento de novas abordagens teóricas e práticas.
6. Discutir o papel da crítica como elemento fundamental para o avanço do campo da arquitetura e do urbanismo.