News

OFICINA - MAPEAMENTO AFETIVO NO RJ 22-23 [treinamento e capacitação]

18-01-2023

DESCRIÇÃO

A Oficina “Mapeamento Afetivo da Cidade do Rio de Janeiro: treinamento e capacitação” será realizada na sede do PROARQ-Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-FAU da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, entre os dias 24/1/2023 a 27/01/2023 e 30/01 e 31/01/2023, totalizando 50 horas de carga horária.

Objetivo:

O objetivo da Oficina é capacitar os participantes para analisar material resultante da atividaderealizada no dia 8/11/2022, Dia Mundial do Urbanismo, junto às unidades escolares que compõem a rede municipal de ensino, sob a coordenação do Escritório de Planejamento Local - EPL - Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento e da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com os grupos de pesquisas GAE (Grupo Ambiente-Educação), ProLugar/SEL-RJ (Sistemas de Espaços Livres no Rio de Janeiro) e ProAmb (Projeto e Representação do Ambiente).

A Oficina visa atender a quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS da ONU:

-Objetivo 04: Acesso à educação de qualidade: a atividade propõe a elaboração de um mapeamento afetivo de espaços públicos na sua interface com serviços públicos de educação, visando reforçar a proposição de territórios educativos nos diversos bairros da cidade.

-Objetivo 11:- Cidades e comunidades sustentáveis: a atividade se fundamenta em abordagens inclusivas que relacionem a escola e a cidade através de suas relações afetivas, buscando subsídios para ações de planejamento.

-Objetivo 15: Vida na terra: Priorizar espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e de qualidade: a atividade objetiva subsidiar proposições para requalificação de espaços públicosexistentes e de criação de novos espaços públicos acessíveis aonde existem demandas nãoatendidas.

-Objetivo 17: Parcerias para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: a atividade procurar integrar equipes distintas oriundas da universidade e das unidades escolares em sua relação de diálogo com as comunidades envolvidas.

Público alvo:

Estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, profissionais em Arquitetura e Urbanismo, Educação e áreas afins, e gestores públicos e privados.

Contrapartida:

Os participantes que obtiverem presença igual ou superior a 75% da carga horária receberão certificado de participação de 50 horas de atividade.

Premissas:

A Oficina tem como premissa a atividade realizada no Dia D (8/11/2022) e que se deu a partir da seguinte dinâmica:

- Os estudantes das escolas públicas municipais foram convidados a participar da atividade, apartir das perguntas:

1) Como é o caminho que você faz da sua casa até a escola onde você estuda? Descreva, em desenhos e/ou palavras, o que você vê, ouve e sente durante esse percurso.

2) Agora que você respondeu a primeira pergunta, descreva, em desenhos e/ou palavras, o que você deseja para esse percurso?

Coordenação:

Prof. Giselle Arteiro Azevedo, Prof. Vera Regina Tângari, Prof. Andrea Queiroz Rego (PROARQ/UFRJ) e Prof. Alex Lamounier (UFF, Pós-doutorando PROARQ).

Local da Oficina:

Programa de Pós Graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/FAU-UFRJ), Av. Pedro Calmon, 550, sala 445, 4º andar, Prédio da Reitoria, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro-RJ.

Inscrições:

As inscrições deverão ser feitas através do e-mail mapeamentoafetivorj2023@gmail.com, até o dia 22/01/2023, informando nome completo, e-mail, contato telefônico e instituição de origem (se for estudante da FAU ou outro curso da UFRJ, informar o nome do curso, período em que se encontra e número de matrícula).

MAIS INFORMAÇÕES AQUI