News

PROCESSO SELETIVO - PDSE 2023/24 (PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR) EDITAL PRINT/CAPES/PROARQ

27-10-2022

CHAMADA PARA O EDITAL PDSE-CAPES-PrInt / Proarq 2023-2024

Dando continuidade ao processo de internacionalização das pesquisas em pós-graduação pelo CAPES PRINT, a Coordenação do PROARQ torna pública a abertura de inscrições para a seleção de candidatos a 2 (duas) bolsas de 6 (seis) meses para Doutorado sanduíche, UMA BOLSA EM 2023 E OUTRA EM 2024, com saída entre 01 de abril a 01 de junho de 2023 (bolsa de 2023) e com saída entre 01 de abril a 01 de julho de 2024 (bolsa 2024). Os candidatos selecionados escolherão o período desejado e serão classificados 2 lugares: o 1o será indicado à saída em 2023 e o 2o será indicado à saída em 2024. As incrições junto ao PROARQ irão de 14 de novembro até as 18h do dia 21 de novembro de 2022, por meio do envio dos documentos exclusivamente ao e-mail selecao.proarq@fau.ufrj.br, com o título: <PDSE_2023-24-SOBRENOMEnome do candidato>. A homologação das inscrições será divulgada no sítio eletrônico do PROARQ no dia 23 de novembro de 2022. O resultado final será divulgado no sítio eletrônico do PROARQ no dia 07 de dezembro de 2022.

A bolsa foi orçada em 2018 no valor total de R$40.478,40 para os 6 meses. Passagens aéreas e seguro viagem são pagos pela CAPES, à parte.

INFORME EM 18/01/2023

A bolsa de doutorado-sanduíche designada para o ano de 2023 PODERÁ SER AMPLIADA ATÉ 12 (doze) meses, conforme indicado na abertura do Sistema de Bolsas da CAPES em 18/01/2023.

---

RESULTADO FINAL - Em 07/12/2022

A Comissão de Seleção para o processo seletivo PROARQ-CAPES PrInt relativo a 2 (duas) bolsas de 6 (seis) meses para "doutorado-sanduíche no exterior", com saídas em 2023 e em 2024, reunida na data de 06/12/2022, procedeu à análise da documentação dos 2(dois) candidatos deferidos no processo seletivo, levando em conta os seguintes critérios: 1) alinhamento ao Plano de Internacionalização da UFRJ, assim como ao do projeto em cooperação Internacional do PROARQ/UFRJ do referido Edital, a saber: “Dimensão subjetiva e cultural das ambiências: ferramentas etnotopográficas em arquitetura e urbanismo”; 2) demonstração de interação e relacionamento técnico-científico entre o orientador no Brasil e o coorientador no exterior; 3) adequação da documentação apresentada pelo candidato, estabelecendo relação direta com as instituições aprovadas no Projeto PrInt para este edital, a saber: Oxford Brookes University – Reino Unido e Aarhus School of Architecture - Dinamarca; 4) qualificação do candidato, com comprovação do desempenho acadêmico e potencial científico para o desenvolvimento dos estudos propostos no exterior, além de proficiência no idioma estrangeiro; 5) exequibilidade do plano de pesquisa/trabalho dentro do cronograma previsto; 6) não ter sido contemplado com bolsa de Doutorado Sanduiche no Exterior neste ou em outro curso de doutorado realizado anteriormente. Após a análise da documentação e pelo desempenho apresentado nos critérios estabelecidos acima, a Comissão classificou os candidatos conforme segue: 1° classificado THIAGO DOS SANTOS RANGEL; 2° classificado RAFAEL FERREIRA DE SOUZA. O primeiro candidato foi APROVADO para realizar a saída do país entre 01 de junho a 30 de novembro de 2023 com destino à SCHOOL OF THE BUILT ENVIRONMENT, na Oxford Brookes University – Reino Unido, e o segundo candidato foi APROVADO para realizar a saída do país entre 01 de abril a 30 de setembro de 2024, com destino à PhD School da AARHUS SCHOOL OF ARCHITECTURE. 

---

Homologação das Inscrições - Em 23/11/2022

A Comissão de Seleção PROARQ para o processo seletivo CAPES PrInt relativo a 2 (duas) bolsas de 6 (seis) meses para "Doutorado-sanduíche" no exterior, uma bolsa em 2023 e outra em 2024, informa que após o período de submissões 2 (duas) candidaturas foram homologadas:

Rafael Ferreira de Souza - INSCRIÇÃO DEFERIDA

Thiago dos Santos Rangel - INSCRIÇÃO DEFERIDA

O resultado final do processo seletivo será divulgado em 07 de dezembro de 2022.

----

DOCUMENTOS:

Ficha de Inscrição - CLIQUE AQUI

Edital PDSE PROARQ 23/24 - CLIQUE AQUI

Edital CAPES PRINT PDSE 41/2018 REV (ref.) - CLIQUE AQUI

COMISSÃO DE SELEÇÃO:

Ethel Pinheiro Santana (presidente, coord. Projeto CAPES PRINT)

Aline Calazans Marques (PROARQ/UFRJ)

Barbara Thomaz Lins do Nascimento (Centro Universitário REDENTOR)

Weber Schimiti (representante discente, DOUT. PROARQ)

-------------------

REQUISITOS PARA AS PROFICIÊNCIAS EM IDIOMAS:

a) Para a língua inglesa: (i) TOEFL (IBT – Internet-Based Testing; ITP ) com validade de 2 (dois) anos; (ii) International English Language Test – IELTS com validade de 2 (dois) anos, sendo que cada banda (listening, reading, writing e speaking) deve ter nota mínima de 5 (cinco); e (iii) Certficado CAE ou FCE de Cambridge, ambos sem prazo de validade;

b) Para a língua francesa: (i) Test de Connaissance du Français – TCF TP (no mínimo, as provas obrigatórias) ou TCF Capes, com validade de 2 (dois) anos; e (ii) DALF ou DELF, sem prazo de validade;

c) Para a língua alemã: (i) certficado do Instituto Goethe; (ii) TestDaF ou OnSET, todos sem prazo de validade;

d) Para a língua espanhola: DELE, emitido pelo Instituto Cervantes, sem prazo de validade; SIELE: O candidato deverá realizar o exame completo para realização da prova, com validade de 05 (cinco) anos. Sendo assim, exames parciais não serão aceitos.

e) Para a língua italiana: teste Lato Sensu do Instituto Italiano de Cultura, com validade de 1 (um) ano;

f) Para países de língua portuguesa: o(a) candidato(a) deverá apresentar, obrigatoriamente, a comprovação de nível mínimo de proficiência em inglês, conforme item “a”;

g) Candidatos(as) com destino a países de língua não especificada anteriormente deve apresentar certificado de proficiência no idioma do país, emi4do por ins4tuição oficialmente reconhecida, ou uma das alternativas relacionadas acima, desde que aceita pela instituição de destino, onde se realizará o doutoramento, e expresso na carta do coorientador no exterior;

h) O teste de proficiência em língua inglesa poderá ser aceito para qualquer país de destino, desde que aceito pela IES de destino e expresso na carta do coorientador no exterior.