Currículo Lattes | ORCID I Researcher ID I Google Acadêmico
E-mail: parheingantz@gmail.com
Architect, PhD in Production Engineering (Federal University of Rio de Janeiro), Postdoctoral fellow at the City and Regional Planning Department, California Polytechnic State University, San Luis Obispo. Voluntary Collaborating Professor at the Graduate Program in Architecture at the Federal University of Rio de Janeiro [nov 2012-current] and at the Graduate Program in Architecture and Urbanism at the Federal University of Pelotas [out2018-jun2019]; Senior National Visiting Professor / Capes of the Postgraduate Program in Architecture and Urbanism at the Federal University of Pelotas [Oct / 2014-Sep2018]. Co-author of the books Projeto do Lugar (2002) O Lugar do Projeto (2007), Observing the Quality of the Place (2009), The Place of the School Yard in the Free Spaces System (2011), Place Quality and Contemporary Culture: controversies and resonances in urban collectives (2012), Complex Projects and Their Impacts on the City and the Landscape (2012), Place Quality and Contemporary Culture: ways of being and living the cities (2016), From the School Space to the Educational Territory: The Place of Architecture in the conversation of the School of Integral Education with the city (2016). Topics of interest: Teaching of Architecture Design, Post-Occupancy Assessment and Place Quality from the perspective of Science-Technology-Society (CTS) studies. CNPq 1D productivity scholarship. Leads the Places and Landscapes Research Group - ProLUGAR (www.fau.ufrj.br/prolugar).
Publication
- Anais do Evento PNUM 2022
ScholarlyArticle
- COM QUANTOS ARCOS SE FAZ UM PALÁCIO? A ARQUITETURA DO ITAMARATY EM PROCESSO
- EM PROCESSO… CAMINHOS DE ESCUTA E PARTICIPAÇÃO NO DESENHO DO ESPAÇO LIVRE PÚBLICO
- PAISAGENS OCULTAS: CARTOGRAFANDO NARRATIVAS NOS VESTÍGIOS DO RIO CARIOCA
- UM LUGAR CHAMADO SANTA CRUZ NO RIO DE JANEIRO
- IMAGEABILIDADE URBANA NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS/RJ: UM LUGAR EM AÇÃO
- Relações de Espaço, Lugar e Cultura em Comunidades de Baixa Renda: o Caso da Favela Parque da Cidade
- Porto Maravilha em ação: qualidade do lugar na Zona Portuária do Rio de Janeiro
- A humanização de unidades clínicas de Hospital-Dia: vivência e apropriação pelos usuários
- Rebatimentos espaciais de dimensões sócio-culturais: ambientes de trabalho
- A Influência das atividades comerciais no sistema de espaços livres urbanos: O caso da centralidade de Madureira – RJ
- Feitos para cuidar: a arquitetura como um gesto médico e a humanização do edifício hospitalar
- Debaixo do mesmo teto: prática projetual em edifícios de pesquisa
- Um Olhar Cognitivo sobre o Lugar de Trabalho - Avaliação de Desempenho em ambiente de escritório: Estudo de caso em empresa de advocacia
- A Iluminação Artificial de Escritórios. Estudo de Caso da Sede do IBGE
- O LUGAR DO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Estudo de Caso: Creche Doutor Paulo Niemeyer
- Um Estudo Tipológico das Transformações das Edificações Multifamiliares no Rio de Janeiro entre 1930 ne 2000: o caso do bairro de Botafogo
- O Papel dos Parques Urbanos no Sistema de Espaços Livres de Porto Alegre-RS: Uso, Forma e Apropriação
- Otimização do Projeto de Edificações Residenciais para obtenção de baixo consumo energético na Região Sul do país
- Arquitetura e educação infantil: Abordagem experiencial em um estudo de caso no norte do Rio Grande do Sul
- As fôrmas e as formas de pensar e a constituição de territórios educativos
- O patrimônio cultural da agricultura familiar e o desenvolvimento das formas de agricultura alternativa: uma leitura a partir da paisagem rural do oeste catarinense
- Um estudo sobre narrativas de jovens moradores da Maré-RJ: Oportunidades para os territórios educativos
- INFÂNCIA E CIDADE: dispositivos da arquitetura na identificação de territórios educativos
- No meio do caminho tinha um muro: o lugar de acolhimento de crianças em uma instituição municipal no Rio de Janeiro
- Relações entre ambientes externos e internos em Centros de Reabilitação Motora: um estudo da Associação de Assistência à Criança Deficiente de Nova Iguaçú - RJ
- Os Ícones do Porto Maravilha numa abordagem da Teoria Ator-Rede
- Sistemas Colaborativos para a Gestão de Projetos
- Por Dentro de Copacabana: Descobrindo os Espaços Livres do Bairro
- BELVEDERE III - Um estudo de caso sobre a influência do mercado imobiliário na produção da paisagem da paisagem e espaços urbanos
- Acessibilidade Ambiental: das Disposições Legais à Inclusão Espacial das Pessoas com Deficiência
- Propostas para o ensino dos conteúdos de Arquitetura e Urbanismo através de ferramentas digitais
- Os Ginásios Experimentais Cariocas no contexto da educação integral no Rio de Janeiro: O Lugar da arquitetura e da cidade
- A geometria de Gaspard Monge: o método descritivo que prescinde da técnica da dupla projeção ortogonal e independe dos meios de representação
- Sólidos Dinâmicos e o desenvolvimento da concepção espacial – O caso da disciplina de Geometria Descritiva no curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU-UFRJ
- Qualidade do Lugar nas Instituições de Longa Permanência para Idosos — Contribuições Projetuais para Edificações na Cidade do Rio de Janeiro
- O processo participativo do projeto do Assentamento Vida Nova em Barra do Piraí-RJ: um olhar retrospectivo sobre o método implementado
- Cartografando o ensino de projeto de arquitetura
- A capitalização da experiência do uso do ambiente construído: contribuições da Avaliação Pós-Ocupação e da Análise Ergonômica do Trabalho. Estudo de caso realizado em um Hospital-dia VIH
- Premissas projetuais para ambientes da educação infantil: recomendações com base na observação de três UMEIs de Belo Horiozonte, MG
- Abordagem Experiencial e Revitalização de Centros Históricos: os casos do Corredor Cultural no Rio de Janeiro e do Gaslamp Quarter em San Diego
- A cor incorporada ao ensino de projeto
- Diálogo Ator-Rede em Arquitetura-Urbanismo: Qualidade do Lugar em Food Services
- O lugar do pátio escolar: Reunindo descobertas produzidas na observação de quatro escolas públicas no município do Rio de Janeiro
- Rua do Lavradio: cartografando traços e rastros do coletivo-lugar
- A Contribuição da Arquitetura na Concepção de Edificações Penais no Rio de Janeiro
- O Uso do Computador no Ensino de Projeto de Arquitetura: Análise Crítica da Produção dos Seminários SIGraDI e PROJETAR
- Observação Incorporada e Análise do Discurso no Contexto do Pós-estruturalismo e da Pós-modernidade: Revisão Crítica da Contribuição do Grupo PRÓ-LUGAR para a Avaliação Pós-ocupação e para a Pesquisa em Arquitetura
- Edifícios Empresariais como Marco do Processo de Transição na Arquitetura Carioca: A Noite; Avenida Central; Centro Empresarial Rio e Teleporto
- O ensino de expressão-representação gráfica nos Trabalhos Finais de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo/Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Uma abordagem sócio-histórico e técnica para o ensino de projeto de arquitetura
- Violência urbana e o processo de transformação dos acessos aos edifícios residenciais do bairro da Glória, Rio de Janeiro/RJ
Atuação
- PROARQ Researcher
EducationalOrganization
- Sistemas de Espaços Livres no Rio de Janeiro - SEL-RJ
- Ambiente-Educação - GAE
- Lugares e Paisagens - ProLUGAR
CreativeWork
- PERFORMAÇÕES DE LUGARES, ASSEMBLAGENS E COSMOPOLÍTICAS URBANAS: Interfaceamentos, Articulações e Recalcitrâncias ((ANTIGO: Tecendo a Qualidade do Lugar)
- Sustainable Development Goals (SDG) e a New Urban Agenda (NUA): equity, urban resilience and socio-environmental sustainability (CAPES PRINT)
- Building Open Space systems - methodological assessment and proposition procedures
- From school's space to the educational territory: The place of architecture in the discussion between the school of integral education and the city of Rio de Janeiro
- Post-Occupation Assessment and Place Quality: ANALYSIS AND RE-READING OF INSTRUMENTS FOR FIELD RESEARCH
- The garden-form and landscape architecture: socio-spatial practices and cultural hybridities
professor
- Master of Architecture PROARQ (1994)
- Doctor of Architecture PROARQ (2004)
alumniOf
- Master of Architecture PROARQ (1992 > 1995)