Thesis and Dissertations

Tese

Tese de Doutorado

O Conjunto de Favelas da Maré, localizado na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro possui uma grande extensão territorial. Composto por 16 favelas, o território possui um alto grau de adensamento populacional, além de conflitos internos devido às ações de segurança pública. Esse processo tem prejudicado o desenvolvimento da educação dos jovens residentes no bairro, em um contexto de vulnerabilidade social. Percebe-se, a partir dos discursos coletados, que algumas escolas da região pouco dialogam com o território e a cultura local. Todavia, a Maré também é um lugar de potencialidades, com uma juventude entusiasmada, criativa e inventiva. Para fundamentar a pesquisa, foram abordados o processo de formação das favelas, a concentração de pessoas mais pobres em tais regiões e o papel da escola nos desfechos sociais, além dos conceitos de Educação Integral, Cidades Educadoras e Territórios Educativos. A partir desses pressupostos, essa pesquisa tem por objetivo construir narrativas sobre o Território, Educação e Cidade, com a juventude local, para obter pistas contextualizadas que auxiliem na constituição de territórios educativos. Tal construção só foi possível a partir da imersão no território com o método da cartografia e do pesquisarCOM, uma abordagem coletiva de construção do conhecimento. A partir das narrativas dos jovens, foi possível compreender a necessidade da atuação mais incisiva das escolas no território, um posicionamento mais ativo na rede intersetorial local, para a constituição do Território Educativo da Maré.

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9256412

Data de defesa: 04/05/2020

ResearchLine

  • Culture, Landscape and Built Environment

Course

  • Doctor of Architecture PROARQ

Person

  • Giselle Arteiro Nielsen Azevedo [contributor]
  • Glaucineide Coelho
  • Mário Pires Simão
  • Paulo Afonso Rheingantz
  • Rafael Ferreira Diniz Gomes [author]
  • Vera Regina Tângari