Thesis and Dissertations

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Esta dissertação trata da proposição de um instrumento didático, que utilize a construção e a manipulação de Sólidos Dinâmicos no ensino-aprendizado das disciplinas de Geometria Descritiva ministradas às classes de Arquitetura, com a finalidade de ampliar as habilidades cognitivas dos alunos para capacitálos à faculdade da abstração espacial, intrínseca ao seu campo de trabalho. A concepção deste instrumento e a metodologia utilizada em sua construção são fundamentadas nas teorias sobre o desenvolvimento tátil de Griffin & Gerber e também nas proposições de Gardner sobre as Inteligências Múltiplas, que destaca a Inteligência Espacial como um talento humano específico. São também relatados os resultados obtidos com o teste e aplicação do instrumento didático nas turmas de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFRJ.

Palavras-chave: educação, geometria descritiva, arquitetura, concepção espacial.

http://objdig.ufrj.br/21/teses/819709.pdf

Data de defesa: 30/08/2013

Person

  • Daniel Wyllie Lacerda Rodrigues
  • Leonardo Costa Bueno [author]
  • Maria Angela Dias [contributor]
  • Paulo Afonso Rheingantz

Course

  • Master of Architecture PROARQ

ResearchLine

  • Theory and Teaching of Architecture