Currículo Lattes | ORCID I Researcher ID I Google Acadêmico
E-mail: magedias@fau.ufrj.br
Retired Full Professor at the Federal University of Rio de Janeiro. Professor Emeritus of tUFRJ. Member of the PROARQ Permanent faculty. Professor of MPPP at PROARQ. She was Coordinator of the Graduate Program in Architecture (PROARQ FAU-UFRJ) - (2014-2015). Director of FAU-UFRJ (1998-2002), Mayor of UFRJ (2002 - 2004), Director of the Technical Office of UFRJ (2002 - 2007). Graduated by FAU-UFRJ (1972), Master in Education by FE-UFRJ (1983 ) and PhD (2002) in Engineering (Operational Research and Production Management) by COPPE - UFRJ. Leader of the Research Group on Architecture Education, develops the research A Educação do Olhar: Education of geometric shapes of places, acting mainly in the didactic renovation of the architecture course; in the reformulation of graphic education in the face of new technologies; in the search for methods of understanding, analyzing, representing and generating the architectural form. She is a member of the Free Space Systems-SEL RJ group, working on plans and projects to improve the environment, both natural and built; in the requalification of urban spaces.
ScholarlyArticle
- SOB OS ARCOS DA BEIRA VALÃO ESTEREÓTIPOS DO EDIFICADO NA PAISAGEM DO CANAL CAMPOS-MACAÉ, CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ
- O ESTILO SOB SUSPEITA: TRADIÇÃO E MODERNIDADE EM ARCHIMEDES MEMÓRIA E LUCIO COSTA
- A RELAÇÃO ESPAÇO-CURRÍCULO: O EDIFÍCIO JORGE MACHADO MOREIRA E O ENSINO PARA O SÉC. XXI NA FAU/UFRJ
- O MUSEU PARQUE DA QUINTA DA BOA VISTA: GESTÂO ARQUITETURA E PAISAGEM
- OS JOGOS DIGITAIS E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ESPACIAIS DOS ESTUDANTES DE ARQUITETURA E URBANISMO
- AFINAÇÃO DA FORMA: A METAMORFOSE ACÚSTICA NO ESPAÇO CÊNICO EXPERIMENTAL
- SOB AS CURVAS DE GEHRY: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁXIS ARQUITETÔNICA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA COM O ESCRITÓRIO GEHRY PARTNERS
- CAMINHOS INDICATIVOS PARA O ATENDIMENTO AOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – AGENDA 2030: A SUSTENTABILIDADE SOCIOCULTURAL NA ILHA PALM JUMEIRAH, DUBAI, EMIRADOS ÁRABES
- A CONSTRUÇÃO DO ENSINO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NAS ESCOLAS DE ARQUITETURA NO BRASIL: NOVAS ABORDAGENS
- Education, recognition and citizenship. Guidebook with guidelines for the preservation of the patrimony of Marechal Hermes, RJ
- THE MANDALA SQUARE: INTEGRATION BETWEEN THE MUSEUM OF IMAGES OF THE UNCONSCIOUS AND ITS SURROUNDINGS
- QUINTA DA BOA VISTA MUNICIPAL PARK VISITORS CENTER: INTEGRATION WITH SURROUNDINGS AND THE PROJECT PROPOSAL
- THE RECOGNITION OF UNIRIO'S CULTURAL HERITAGE, RJ: A CONTRIBUTION OF THE LANDSCAPE PROJECT OF CAMPUS PASTEUR 436
- Selecionando Arquiteturas: O consumo de imagens no Pinterest
- CASA ATELIÊ CARLOS SCLIAR: project for the reestructuring of cultural spaces – Cabo Frio, RJ.
- Buenos Aires – Rio de Janeiro: O infraestrutural e uma experiência em duas escolas de arquitetura
- POR AMBIÊNCIAS SENSÍVEIS NOS LUGARES DE NASCER. Percepção e subjetividade nos centros de parto normal
- Educação a Distância no Ensino de Arquitetura e Urbanismo: Desafios e Possibilidades
- Recursos digitais para experimentação da forma no processo projetual e o ensino da informática aplicada à arquitetura e urbanismo
- As unidades de paisagem do COREDE Norte, RS: contribuição metodológica para o entendimento da rede de cidades pequenas
- A FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA E O CAMPO PROFISSIONAL: UMA FERRAMENTA DE CONEXÃO NA REGIÃO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL
- Grafite: transformando paisagens, criando lugares e contagiando pessoas
- Transformações e ressignificações espaço-temporais da paisagem territorial: o oeste catarinense na pós-modernidade
- Os Ícones do Porto Maravilha numa abordagem da Teoria Ator-Rede
- O valor e o caráter do edifício escolar: adequação de uso nas escolas de ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro - E.M. Gonçalves Dias, E.M. Barão de Macahubas e E.M. Sarmiento
- O Patrimônio Eclético no Rio de Janeiro e sua Preservação
- O Bairro Popular: uma Análise sobre o Sistema de Espaços Livres Públicos e Privados no Bairro Popular - Cuiabá/MT - de 1948 a 2009
- Análise de Sistemas de Espaços Livres em Ambientes de Ensino e Pesquisa: Estudo Comparativo entre Campi no Rio de Janeiro
- Diretrizes Metodológicas Projetuais e Construtivas para Habitação Unifamiliar tendo a Cobertura com Primeira Etapa
- O lugar do pátio escolar: Reunindo descobertas produzidas na observação de quatro escolas públicas no município do Rio de Janeiro
- THE VIRTUAL RECONSTRUCTION IN THE SAFEGUARD OF HISTORICAL HERITAGE: The Palacete Fellet case.
- Cartografando o ensino de projeto de arquitetura
- A escolha do ponto de vista na perspectiva: Estudo de caso nos três momentos de síntese do curso de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – UFRJ
- A Geometria Descritiva em Ensino de Arquitetura e Urbanismo e as Ferramentas CAD: diálogos possíveis
- O ensino da representação gráfica digital aplicada ao desenvolvimento do projeto: O caso da FAU-UFRJ
- A capacitação para integração entre o desenho manual e o digital aplicada ao ensino de projeto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ
- Sólidos Dinâmicos e o desenvolvimento da concepção espacial – O caso da disciplina de Geometria Descritiva no curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU-UFRJ
- A geometria de Gaspard Monge: o método descritivo que prescinde da técnica da dupla projeção ortogonal e independe dos meios de representação
- A Geometria no ensino da arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFRJ
- As linguagens no estudo das composições volumétricas no Atelier Integrado I
- O ensino de expressão-representação gráfica nos Trabalhos Finais de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Atuação
- PROARQ Collaborating Professor
CreativeWork
- Building Open Space systems - methodological assessment and proposition procedures
- Landscape architecture: morphological and environmental aspects
- Computational logic in the analysis, generation and representation of architectural form
- Master Plan UFRJ 2030 - GDI - Urban and Architectural Guidelines and Parameters
- The education of the gaze: apprehension of the geometric attributes of the shape of places
EducationalOrganization
professor
- Doctor of Architecture PROARQ (2007)
- Master of Architecture PROARQ (2007)