Dissertação de Mestrado Acadêmico
Dissertação de Mestrado Acadêmico
A presente pesquisa tem como objetivo principal verificar como o ambiente construído dá suporte e contribui para as condições de acolhimento e apropriação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no Abrigo Institucional. O local destinado à moradia do ser humano constitui grande importância na vida das pessoas. No entanto, nem todos os indivíduos conseguem desfrutar de experiências e sensações positivas ao longo de sua vida, algumas crianças e adolescentes são privadas do seu convívio familiar, perdendo sua referência de lar, passando grande etapa de sua vida inserida em instituições de acolhimento. Na sociedade brasileira, milhares de crianças e adolescentes encontram-se afastadas de suas famílias e inseridas em Abrigos Institucionais. As crianças inseridas em abrigos trazem consigo experiências distintas, em sua grande maioria, experiências negativas, caracterizadas pela opressão e humilhação. A institucionalização obriga que os menores se adaptem a novas condições de moradia, pertencentes a um ambiente desconhecido, com espaços compartilhados com outras pessoas. Como estudo de caso, foi selecionado um abrigo localizado no estado do Espírito Santo, mais precisamente na região da Grande Vitória. Para a compreensão da relação ambiente-usuário, a metodologia adotada para essa pesquisa foi baseada na Avaliação Pós-Ocupação (APO), de modo a obter informações relativas ao uso da edificação, utilizando-se de métodos e técnicas pertinentes para a percepção e análise do espaço, tanto por seus usuários quanto pela pesquisadora.
http://objdig.ufrj.br/21/teses/876068.pdf
Data de defesa: 04/07/2018Person
- Alice de Barros Horizonte Brasileiro
- Bárbara Terra Queiroz [author]
- Cristiane Rose de Siqueira Duarte
- Giselle Arteiro Nielsen Azevedo [contributor]
ResearchLine
- Culture, Landscape and Built Environment
Course
- Master of Architecture PROARQ