Thesis and Dissertations

CIDADE MARAVILHOSA PRA QUEM? ENTRE SONHOS E REALIDADES NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS COM CRIANÇAS NO RIO DE JANEIRO, BRASIL

Tese de Doutorado

Tese de Doutorado

Este trabalho aborda as dificuldades enfrentadas pelas crianças latino-americanas em relação ao reconhecimento sociopolítico. Nas cidades, elas são alvo de delimitação, segregação, opressão, exploração e invisibilidade devido a discursos excludentes. No contexto brasileiro, as políticas sociais estranham a infância dos mais pobres, tratando-a apenas como uma etapa do desenvolvimento. Apesar do reconhecimento dos direitos das crianças, sua participação na sociedade é limitada. A imagem e o valor social da infância são fragmentados, limitados ao espaço de casa e escola, reforçando uma relação estagnada entre adultos e crianças. Discutindo as características das aglomerações urbanas, a invisibilidade histórica das crianças e a visão baseada na suposta incompletude infantil, é possível aprimorar as concepções de infância. A violência e a exploração são partes das crises sociais nas cidades, interligadas globalmente. Além das dimensões sociais e culturais, a infância também possui uma dimensão política, desafiando estruturas sociais e emergindo como uma luta entre antigas e novas ordens. Com base nesses pressupostos, esta pesquisa tem o objetivo de analisar as práticas socioespaciais das infâncias na cidade do Rio de Janeiro, contribuindo para a constituição do conceito de Território Educativo como política pública social. Essa análise foi possível graças aos resultados do dispositivo de participação com crianças "Mapeamento Afetivo da cidade do Rio de Janeiro-2020". Reconhecer as crianças em seus próprios parâmetros, envolvê-las em processos de decisão e repensar o planejamento urbano são fundamentais. Promover políticas mais inclusivas e participativas valoriza as práticas das crianças, construindo políticas justas que promovam igualdade e dignidade em suas vidas nas cidades latino-americanas.

LINK DA TESE

Data de defesa: 23/10/2023

Person

  • Alain Lennart Flandes Gómez [author]
  • Andrea Queiroz da Silva Fonseca Rego
  • Giselle Arteiro Nielsen Azevedo [contributor]
  • Levindo Diniz Carvalho
  • SAMY LANSKY
  • Vera Regina Tângari

ResearchLine

  • Culture, Landscape and Built Environment

Course

  • Doctor of Architecture PROARQ