Tese de Doutorado
Tese de Doutorado
A presente tese tem como tema a arquitetura de ambientes para a Educação Infantil. Busca refletir sobre as concepções de ambiente construído de escola de Educação Infantil que contribuem para o desenvolvimento da criança. Tem por objetivo tecer proposições projetuais para escolas de Educação Infantil, centradas nos desejos e nas demandas das crianças e no contexto da Região Norte do Rio Grande do Sul, com vistas a produzir ambientes que atuem como agentes educadores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa construída a partir de um estudo de caso em Escola Municipal de Educação Infantil. Nesta perspectiva, com base na Abordagem Experiencial e utilizando a Observação Incorporada na construção dos instrumentos walkthrough, entrevista, desenho, fotografia, jogo da memória e roda de conversa, o trabalho de campo priorizou a escuta das crianças e a experiência ambiental do observador vivenciada junto aos ocupantes. A revisão bibliográfica, alinhada com Vygotsky, apontou que as crianças desenvolvem-se a partir das relações e interações que constroem em seu meio sociocultural. A pesquisa evidenciou que, mesmo a escola sendo um território em poder dos adultos, as crianças, em suas interações e brincadeiras, exploram criativamente os ambientes, que marcam suas vivências espaciais. As proposições projetuais tecidas visam à concepção de ambientes que promovam brincadeiras e interações criança-criança, criança-adulto e criança-ambiente, apoiem o conforto, o desenvolvimento motor e a competência para que, assim, elas venham a estabelecer relações e experiências educativas. Espera-se contribuir para concepções de escolas infantis mais responsivas aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
Palavras-chave: Ambiente construído; Educação infantil; Abordagem experiencial; pesquisa com crianças; teoria sociocultural-histórica
Data de defesa: 23/03/2020ResearchLine
- Culture, Landscape and Built Environment
Person
- Eduardo Grala da Cunha
- Giselle Arteiro Nielsen Azevedo
- Jader Janer Moreira Lopes
- Leopoldo Eurico Gonçalves Bastos
- Nébora Lazzarotto Modler [author]
- Paulo Afonso Rheingantz [contributor]
- Ramon Silva de Carvalho
- Rodrigo Saballa de Carvalho [contributor]
Course
- Interinstitutional PhD Program PROARQ