Thesis and Dissertations

OS COMPONENTES SOCIAIS E AS IMAGENS-ALVO NA REQUALIFICAÇÃO FLUVIAL DO RIO PIRAQUARA, REALENGO, RIO DE JANEIRO

Dissertação de Mestrado

Dissertação de Mestrado

O crescimento urbano sem um planejamento adequado colaborou com o apagamento dos corpos d’água e a ocorrência de eventos desastrosos relacionados às cheias. Neste cenário, encontra-se o desafio de sensibilizar os diferentes agentes sociais envolvidos nos processos de transformação do território para encontrar o melhor compromisso entre objetivos naturais e urbanos. Logo, com foco na reinserção de rios nas cidades, este trabalho foca na perspectiva da memória e da percepção acerca de paisagens fluviais e como elas impactam no processo e no resultado de projetos de requalificação de rios urbanos. Propõe-se, então, a construção de uma estrutura conceitual que inclua os componentes sociais em imagens prospectivas, denominadas imagens-alvo. Desta forma, esta dissertação constitui-se como uma pesquisa exploratória, com abordagem interdisciplinar e qualitativa. A metodologia geral foi organizada em duas partes maiores, que se ramificam: estruturação de aporte teórico e aplicação da metodologia a um estudo de caso. Este foi desenvolvido em cinco passos: diagnóstico geral, compartimentação do território em Unidades de Paisagem (UP), pesquisa histórica, estudo qualitativo por meio de entrevistas semiestruturada e, finalmente, aplicação da estrutura conceitual proposta. Utiliza-se como caso de referência a Sub-Bacia do Rio Piraquara, localizada no bairro de Realengo, Rio de Janeiro, RJ. Como resultados, tem-se a construção e aplicação de uma nova estrutura conceitual de projeto e, com isso, foi possível refletir sobre possíveis narrativas e repertórios culturais dos agentes sociais elencados em um projeto de requalificação fluvial urbana.

LINK DA DISSERTAÇÃO

Data de defesa: 21/12/2022

Person

  • Aline Pires Veról [contributor]
  • Andrea Queiroz da Silva Fonseca Rego
  • Julia Roizemberg Bahiana [author]
  • Osvaldo Moura Rezende

ResearchLine

  • Culture, Landscape and Built Environment

Course

  • Master of Architecture PROARQ