Dissertação de Mestrado Acadêmico
Dissertação de Mestrado Acadêmico
Esta dissertação aborda a experiência didática desenvolvida na Escola de Arquitetura Irwin S. Chanin da Cooper Union, em Nova York (EUA), entre os anos 1964 e 1971. O período inicia com a estruturação do curso e com a contratação do arquiteto norte americano John Hejduk (1929-2000), como professor e chefe do departamento de arquitetura. O período finaliza com a exposição no Museu de Arte Moderna (MoMA) intitulada Education of an Architect: A Point of View, que expôs trabalhos desenvolvidos por alunos da escola. O objetivo da dissertação é estudar as particularidades da noção de arquitetura desenvolvida na escola que, em um período de grandes deslocamentos disciplinares, a situava em um território autônomo, independente de fenômenos externos como cidade e política. A constituição dessa noção de arquitetura será discutida em paralelo à obra individual de Hejduk, possivelmente o protagonista mais relevante na experiência didática da Cooper Union. Inicialmente, são traçadas breve considerações sobres as transformações históricas na noção de uma arquitetura autônoma, sem intenções de esgotar o tema. Em seguida, a experiência didática na Cooper Union é discutida através de seus exercícios mais relevantes, em paralelo à obra individual de Hejduk, buscando encontrar suas principais origens e interlocuções teóricas. Por fim, são traçadas algumas considerações sobre o desenvolvimento posterior do ensino na escola, particularmente entre os anos 1972 e 1985, ressaltando algumas permanências e transformações.
Palavras-chave: Cooper Union, John Hejduk, ensino de arquitetura, autonomia
http://objdig.ufrj.br/21/teses/836108.pdf
Data de defesa: 01/12/2015Pessoa
- Andres Martin Passaro
- Beatriz Santos de Oliveira
- Guilherme Carlos Lassance [Orientador(a)]
- Gustavo Rocha-Peixoto
- Jonas Delecave de Amorim [Autor(a)]
- Lais Bronstein Passaro
Curso
- Mestrado Acadêmico PROARQ
Linha de Pesquisa
- Teoria e Ensino de Arquitetura