CONCEITO 6
Os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Arquitetura, em 2017, após a avaliação quadrienal 2013-2016, obtiveram o conceito 6 CAPES, o maior nível alcançado entre os Programas de Mestrado e Doutorado acadêmicos na área de Arquitetura e Urbanismo à época, figurando como PROGRAMA DE EXCELÊNCIA , título que apenas os programas com conceito 6 e 7 possuem.
Em 2022, após a avaliação quadrienal 2017-2020, o PROARQ teve reiterado o seu conceito 6 CAPES, demonstrando a excelência de sua atuação.
Esta vitória, fruto de muita investigação e de um trabalho de qualidade de todo o corpo docente, discente, de pesquisadores e de técnicos do PROARQ, deixa-nos muito orgulhosos!
VALORES
COOPERAÇÃO
DIVERSIDADE
EXCELÊNCIA
ÉTICA
INOVAÇÃO
INCLUSÃO
TRANSPARÊNCIA
OBJETIVOS
O PROARQ, desde sua fundação, mantém como objetivo geral: desenvolver a produção do conhecimento, da ciência e da tecnologia na área de Arquitetura e Urbanismo, privilegiando a inovação dos fundamentos teórico-práticos e a formação de recursos humanos para pesquisa, atuação profissional e docência, por meio do fortalecimento e ampliação de sua rede de relações de âmbito local, nacional e internacional.Ao enfoque hum
Suas atividades são estruturadas de modo a garantir a flexibilidade face às transformações do campo e aos interesses dos corpos docente e discente. No PROARQ, a pesquisa, o ensino e a produção acadêmica se estruturam em função de duas áreas temáticas de concentração – “Qualidade, Ambiente e Paisagem” e “Patrimônio, Teoria e Crítica da Arquitetura” - e permanecem atualizados através da diversidade das linhas de pesquisa desenvolvidas.
Ao enfoque humanista, que fundamenta o Programa, soma-se a preocupação com as tecnologias construtivas, processos de produção, racionalização e conforto ambiental, aspectos que estiveram presentes na produção do curso desde a sua criação em 1987. As pesquisas, estudos temáticos e os debates da complexidade dos problemas que envolvem o Projeto, a Tecnologia, a Cultura Urbana, a Preservação e a Teoria da Arquitetura são as prioridades das Linhas e Projetos de Pesquisa, organizados nas Áreas de Concentração acima citadas, e se concretizem na produção intelectual dos docentes, discentes e colaboradores no âmbito dos grupos e laboratórios de pesquisa.
O enfoque inter e transdisciplinar, as interrelações entre a Teoria e a Prática e a indissociabilidade entre o Ensino e a Pesquisa são pontos fortes do Programa e embasam a integração entre os corpos docente e discente, estruturados nas Linhas, nos Projetos e nas Disciplinas oferecidas, alimentadas de forma constante pelas pesquisas em andamento e pelos seus resultados. A ampliação dos convênios nacionais e internacionais, o fortalecimento das linhas e dos grupos de pesquisa, as assessorias, a diversificação de veículos de difusão e comunicação, e a organização de publicações, seminários, workshops e exposições constituem ações de integração das atividades de Ensino e Pesquisa e dos níveis de pós-graduação e graduação.
Os objetivos específicos são compromissos que o Programa assume até o final do quadriênio, e que se voltam para o alcance de três metas estabelecidas.
META 1: VISIBILIDADE E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO
• ampliar a participação docente e discente nas principais publicações científicas internacionais;
• estabelecer parcerias para o aumento na produção de pesquisas inovadoras nas diferentes áreas de concentração, ampliando o alcance da produção bibliográfica do Programa;
• incentivar e garantir a divulgação dos resultados obtidos com as pesquisas desenvolvidas no Programa; produção intelectual de docentes e discentes, garantindo a permanente
• melhorar as interfaces de comunicação e divulgação possibilitando ações à distância e o aumento da visibilidade do programa.
META 2: INSERÇÃO SOCIAL E VISÃO DE FUTURO
• incentivar a realização de pesquisas alinhadas com os temas emergentes relacionados com a formação de cidades e construção de edifícios, como os ODS da ONU;
• aprofundar as discussões em torno das tecnologias relacionadas à arquitetura e urbanismo com ênfase para as possibilidades oferecidas pelas tecnologias digitais na produção de cidades inteligentes;
• estimular as pesquisas visando à formação de mestres e doutores preparados para atuar na sociedade;
• desenvolver continuamente discussões em torno da relação entre cultura e inovação.
META 3: INTERNACIONALIZAÇÃO E INOVAÇÃO
• consolidar os convênios com a América Latina, (CAPES/Move La America) países lusófonos (CAPES/PDSE) e França (CAPES/COFECUB), e ampliar parcerias internacionais com outros países;
• ampliar os convênios nacionais com o apoio dos órgãos de fomento;
• participar de redes de cooperação acadêmica com outros programas e universidades, que resultem, em particular, em Mestrado e/ou Doutorado Interinstitucional (MINTER e DINTER);
• participar de projetos interinstitucionais no âmbito do PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica) e outros editais dessa natureza, assumindo a liderança na disseminação do conhecimento e formação de mão de obra qualificada em diferentes partes do país;
• incentivar as ações de extensão criadas e as atividades compartilhadas com a graduação (oficinas, seminários, cursos de curta duração e workshops) e que atendam às demandas emergentes da sociedade;
• incentivar as missões ao exterior visando ao fortalecimento das redes de pesquisa e criação de novas redes;
• prosseguir na busca de parcerias institucionais e de autarquias que possibilitem a aplicação do conhecimento científico desenvolvido no PROARQ, através de convênios para assessorias técnicas e atividades de capacitação voltadas aos profissionais vinculados a órgãos públicos e a associações da sociedade civil.