O Programa

Infraestrutura

O PROARQ está localizado no 4º andar do Edifício Jorge Machado Moreira, na Av. Pedro Calmon 550. Ocupa as salas 431 a 445 (aproximadamente 600 m²), na Cidade Universitária da UFRJ – Ilha do Fundão, acolhendo um grande número de docentes, colaboradores, pesquisadores, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e bolsistas de iniciação científica, extensão e apoio técnico, que contam com o apoio financeiro da FAPERJ, CAPES e CNPq. Suas instalações incluem salas de aula, espaço administrativo, sala de reunião e auditório com capacidade para 50 pessoas. Além desses espaços, conta também com os laboratórios de pesquisa e uma pequena biblioteca/espaço de estudo.

LABORATÓRIOS

Seu espaço físico acolhe os 16 laboratórios dos grupos de pesquisa atuantes, cadastrados e consolidados no CNPq, os quais são mobiliados e equipados em consonância com as demandas específicas, com recursos oriundos de projetos, convênios, acordos e consultorias, além do recurso PAEX-PROEX, essencial para a manutenção, visando torná-los acessíveis à pós-graduação e à graduação, seguindo padrões internacionais.
SALA 435: Grupos de Pesquisa GPAS, GEPARQ, PROCONF e EES
SALA 437: Grupos de Pesquisa PROAMB, LABHAB e Espaço Saúde
SALA 439: Grupos de Pesquisa A EDUCAÇÃO DO OLHAR, ARQUIMUSEUS, LANA, LCM e RESTAURARQ
SALA 441: Grupos de Pesquisa GAE, PROLUGAR, LABLugares e LASC

BIBLIOTECA

O PROARQ oferece um espaço de estudo na sala 431, com dissertações, teses e publicações disponíveis para seus pós-graduandos. Além disso, os estudantes contam com a Biblioteca Integrada EBA-FAU-IPPUR, recém-inaugurada no mezanino do Edifício Jorge Machado Moreira, um dos maiores acervos de Arquitetura, Artes e Estudos Urbanos do estado, integrada ao SIBI – Sistema de Bibliotecas da UFRJ. Os pós-graduandos também têm acesso ao acervo do Núcleo de Pesquisa e Documentação (NPD) da FAU-UFRJ.

EQUIPAMENTOS E RECURSOS DE INFORMÁTICA

O PROARQ é equipado com recursos adquiridos não apenas por meio de projetos institucionais, mas também mediante a aprovação de projetos de pesquisa de seus docentes em organismos de fomento (CAPES, CNPq, FAPERJ). Muitos de seus equipamentos foram adquiridos por meio de convênios e parcerias com empresas e assessorias a organismos governamentais. Conta com cerca de 85 estações de trabalho fixas, estações móveis, impressoras, scanners, projetores multimídia, câmeras digitais de fotografia, câmeras de filmagem, gravadores de áudio portáteis, equipamentos de videoconferência multipontos e televisores. A sala de aula 431 compreende uma célula BIM.
Além dos laboratórios do PROARQ, os pesquisadores ainda desenvolvem pesquisas, principalmente, no Laboratório de Conforto Ambiental (LCE) e no Laboratório de Ensino de Materiais de Construção.