Fomentos e Bolsas

BOLSAS

O PROARQ dispõe de um número de bolsas por cotas CAPES-PROEX, ajustadas a cada avaliação pela CAPES, e bolsas por editais específicos (FAPERJ e CNPq), anualmente pleiteadas. As bolsas são decisivas para a formação, ainda mais em uma instituição pública federal, onde as políticas afirmativas vêm crescendo também na pós-graduação.
 
O PROARQ contou, no quadriênio 2021-2024, com 126 bolsas de doutorado e 82 bolsas de mestrado ao longo do quadriênio, um total de 208 discentes beneficiados, cerca de 42,38% dos discentes matriculados no quadriênio.

Para além das bolsas de discentes, as bolsas dos docentes também foram fundamentais e neste quadriênio 7 docentes receberam bolsas de produtividade CNPq e 10 receberam bolsas CNE e JCNE da FAPERJ que, somadas aos editais de fomento conquistados, permitiram equipar os laboratórios, participar em eventos (inscrições, diárias e passagens) e publicações internacionais (investimento em revisões de traduções).

A Resolução PROARQ Nº 01/2025, que estabelece normas para a gestão das bolsas de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROARQ UFRJ, aprovada pela Comissão Deliberativa em 19/02/2025, pode ser consultada - CLIQUE AQUI.

A Comissão de Bolsas 2024-2025 informa que realizará uma reunião de esclarecimento sobre a nova resolução com todos(as) os(as) bolsistas. A lista mais atual de bolsistas do PROARQ está disponível - CLIQUE AQUI.

Veja abaixo os documentos relacionados às regras para bolsas no PROARQ.​