Dissertação de Mestrado Acadêmico
Dissertação de Mestrado Acadêmico
Este trabalho tem como objetivo geral investigar em que medida a capacitação para o desenho à mão livre, manual por instrumentos e digital se complementam na transmissão dos conceitos de representação gráfica, na formação de arquitetos e urbanistas, preparando-os para a prática profissional. O uso da tecnologia digital, incorporada aos processos do desenho arquitetônico, provocou uma mudança de paradigma no ato de projetar e introduziu novas questões sobre o direcionamento das disciplinas gráficas. Em suas metodologias, parece haver um conflito entre o uso das técnicas tradicionais de representação das formas e a utilização dos softwares, uma vez que não é fácil, para as instituições de ensino, manter alinhados seus programas curriculares às demandas do mercado. Os debates apontam para a necessidade de se encontrar um equilíbrio na instrução dos dois tipos de expressão gráfica – o analógico e o digital – como forma de proporcionar ao estudante um amplo repertório de instrumentos que o acompanhe em todas as etapas de um projeto. O grande desafio das escolas de Arquitetura é o de conciliar o desenvolvimento da capacidade criativa, que inclui a percepção, a sensibilidade, o raciocínio e a ação, com o uso inteligente do computador. A pesquisa foi realizada para examinar estas questões nas propostas das disciplinas de representação gráfica no curso de Graduação da FAU-UFRJ. Em sua análise, expõe as facilidades e dificuldades encontradas pelos professores e estudantes na relação ensino-aprendizado do desenho manual e do digital para fins projetuais.
Palavras-chave: Educação gráfica. Desenho manual e digital.
http://objdig.ufrj.br/21/teses/796768.pdf
Data de defesa: 27/03/2013Pessoa
- Mara Martins [Autor(a)]
- Maria Angela Dias [Orientador(a)]
- Naylor Barbosa Vilas Boas
- Vera Regina Tângari
Curso
- Mestrado Acadêmico PROARQ
Linha de Pesquisa
- Teoria e Ensino de Arquitetura