Teses e Dissertações

Os ambientes de sangue e a humanização

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Dissertação de Mestrado Acadêmico

No Brasil, as atividades de Hemoterapia e Hematologia ‐ se referindo aos processos vinculados ao doador e ao paciente, respectivamente ‐ são desenvolvidas por entidades públicas e privadas, configurando uma rede com diferentes níveis de complexidade. O doador é o protagonista desses serviços, sem o qual não é possível iniciar o ciclo do sangue, que abrange ações desde a captação de doadores até a transfusão. Considerando‐se o aspecto altruísta deste ato, a preocupação com os espaços oferecidos adquire maior relevância, visando à adesão de um número crescente de pessoas e a fidelidade dos doadores, além de revelar o comprometimento da instituição em valorizar aqueles dispostos a desempenhar esse ato humanitário. Este trabalho tem por objetivo investigar os elementos da humanização presentes nos ambientes de sangue. A metodologia compreendeu a revisão dos conceitos de humanização em ambientes de saúde; das normas técnicas dos projetos de ambientes de saúde no Brasil; a análise dos projetos dos ambientes de sangue apresentados pela ferramenta do Ministério da Saúde, o Somasus; o levantamento de dados sobre os ambientes de sangue e seus usuários; a análise dos resultados e a elaboração de diretrizes projetuais. O estudo promoveu a reflexão sobre a humanização em ambientes de sangue, com enfoque em hemoterapia. Os resultados indicam que esses espaços são, de um modo geral, excessivamente técnicos e que a humanização parece manifestar‐se no atendimento aos doadores, não se refletindo, contudo, em sua arquitetura.

Palavras-chave: arquitetura, saúde, humanização, sangue, doação, hemoterapia, hematologia, somasus, normatização.

http://objdig.ufrj.br/21/teses/798970.pdf

Data de defesa: 10/04/2013

Linha de Pesquisa

  • Arquitetura, Projeto e Sustentabilidade

Pessoa

  • Giselle Arteiro Nielsen Azevedo
  • Ivani Bursztyn
  • Mauro César de Oliveira Santos [Orientador(a)]
  • Paula Rodrigues Braga [Autor(a)]
  • Rosângela Gaze

Curso

  • Mestrado Acadêmico PROARQ