Dissertação de Mestrado Acadêmico
Dissertação de Mestrado Acadêmico
Esta dissertação trata da proposição de um instrumento didático, que utilize a construção e a manipulação de Sólidos Dinâmicos no ensino-aprendizado das disciplinas de Geometria Descritiva ministradas às classes de Arquitetura, com a finalidade de ampliar as habilidades cognitivas dos alunos para capacitálos à faculdade da abstração espacial, intrínseca ao seu campo de trabalho. A concepção deste instrumento e a metodologia utilizada em sua construção são fundamentadas nas teorias sobre o desenvolvimento tátil de Griffin & Gerber e também nas proposições de Gardner sobre as Inteligências Múltiplas, que destaca a Inteligência Espacial como um talento humano específico. São também relatados os resultados obtidos com o teste e aplicação do instrumento didático nas turmas de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFRJ.
Palavras-chave: educação, geometria descritiva, arquitetura, concepção espacial.
http://objdig.ufrj.br/21/teses/819709.pdf
Data de defesa: 30/08/2013Pessoa
- Daniel Wyllie Lacerda Rodrigues
- Leonardo Costa Bueno [Autor(a)]
- Maria Angela Dias [Orientador(a)]
- Paulo Afonso Rheingantz
Curso
- Mestrado Acadêmico PROARQ
Linha de Pesquisa
- Teoria e Ensino de Arquitetura