Dissertação
Dissertação de Mestrado Acadêmico
Fundamental para a representação gráfica na arquitetura, a Geometria é a ciência que trabalha com o estudo das formas e suas relações no espaço. Seu conhecimento permite compreender elementos básicos e com isso fornecer ao graduando em arquitetura uma série de conceitos e ferramentas capazes de auxiliá-lo no desenvolvimento acadêmico e futuramente profissional. Esta dissertação busca evidenciar a importância do estudo de Geometria para o arquiteto urbanista, levantando qual a situação atual do ensino de Geometria, nos níveis da Educação Básica e Ensino Superior em Arquitetura e Urbanismo das faculdades federais situadas no estado do Rio de Janeiro e identificando os conceitos geométricos presentes no atual currículo do curso de graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ). O trabalho baseou-se em duas técnicas de pesquisa. A bibliográfica, para o referencial teórico, em livros, teses e dissertações, que tratam da geometria não apenas pela ótica da arquitetura e das artes, mas também no campo da educação matemática. E a pesquisa documental para o levantamento da legislação educacional em vigor, ementas, planos de aulas e bibliografia básica das disciplinas do curso. Através da análise dos dados foi observado que a Geometria não é trabalhada na Educação Básica e esta lacuna traz um significativo impacto no decorrer da graduação em Arquitetura e Urbanismo, onde estas competências são requisitos para o desenvolvimento dos primeiros trabalhos propostos ao aluno. Além disso, foi possível verificar que os conhecimentos de geometria trabalhados durante o curso não se restringem a apenas uma abordagem, estando distribuídos por diversas disciplinas, como a geometria elementar, desenho geométrico, geometria projetiva, analítica, descritiva e trigonometria.
http://objdig.ufrj.br/21/teses/836125.pdf
Pessoa
- Daniel Wyllie Lacerda Rodrigues
- Maria Angela Dias [Orientador(a)]
- Maria Júlia de Oliveira Santos
- Pedro Raphael Azevedo Valcarce [Autor(a)]
Curso
- Mestrado Acadêmico PROARQ
Linha de Pesquisa
- Teoria e Ensino de Arquitetura