Teses e Dissertações

O "Efeito Prada": O Marketing Arquitetônico de um Novo Espaço Logístico

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Este trabalho investiga formas contemporâneas assumidas pelos espaços do comércio, organizando-as sob critérios teóricos extraídos da teoria da arquitetura e de outros domínios, como o marketing e a estética. Enfatiza, ao longo de todas as suas conceituações, a atuação profissional do arquiteto, observando o modo como este lida com fenômenos que extrapolam os limites da arquitetura tradicional, entendida como uma construção de materialidade inquestionável. Emprega para este fim o estudo de caso, tanto do caso emblemático da marca Prada quanto de casos igualmente contemporâneos extraídos de centros urbanos das duas maiores cidades em importância econômica e cultural do país, Rio de Janeiro e São Paulo. Por meio da observação das relações de trabalho que a marca Prada estabelece com o arquiteto Rem Koolhaas através de suas duas firmas, OMA e AMO, permite comparar e construir uma série de conceituações sobre os espaços atualmente dedicados ao comércio, bem como conduz a constatações a respeito da materialidade de tais espaços, de suas relações com o objeto de venda e do método de trabalho do arquiteto.

Palavras-chave: Lojas; Arquitetura Comercial; Rem Koolhaas; Arquitetura Contemporânea; Teoria da Arquitetura

http://objdig.ufrj.br/21/teses/745668.pdf

Data de defesa: 26/02/2010

Pessoa

  • Beatriz Santos de Oliveira
  • Guilherme Carlos Lassance [Orientador(a)]
  • José Barki
  • Loana Goldschmidt Racy [Autor(a)]

Curso

  • Mestrado Acadêmico PROARQ

Linha de Pesquisa

  • Teoria e Ensino de Arquitetura