Dissertação
Dissertação de Mestrado Acadêmico
A sociedade passa por transformações que podem ser percebidas nas relações com as atividades que desenvolvemos. As comunicações por redes de tecnologia atingem velocidades antes não experimentada, a distância e o tempo de realizar está reduzido, potencializando todas as atividades humanas, causando impactos nas tarefas do dia a dia. A atuação num mercado de ascensão como o da reforma, e da reabilitação requer uma organização adequada das empresas de pequeno porte tanto escritórios de projeto quanto construtoras, demandando ações inovadoras dessas empresas. O desenvolvimento de produtos e serviços com custos competitivos e com qualidade, parecem premissas para intervenções em reabilitação de imóveis para o uso habitacional em áreas urbanas centrais, principalmente, para atender a população de baixa renda, exigindo o melhor e maior uso do conhecimento adquirido e, também, a incorporação de novos conhecimentos para o alcance da viabilidade desses empreendimentos. A pesquisa avalia mecanismos da gestão do conhecimento que possam ser facilitadores da gestão de projetos e contribuam para a melhoria do processo de produção da habitação social em edifícios reabilitados e vazios urbanos situados em áreas de preservação ambiental e cultural. Os resultados analisados com base no uso de recursos de gestão do conhecimento e das ferramentas da tecnologia da informação em empreendimentos para habitação social revelam que mecanismos da gestão do conhecimento podem contribuir com o ambiente organizacional e com a relação do projetista com a informação na melhoria do processo de projeto de reabilitação.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento; Tecnologia da Informação; Gestão de Projeto; Processo de Projeto; Reabilitação de Edifícios; Habitação Social
Data de defesa: 14/03/2008Linha de Pesquisa
- Arquitetura, Projeto e Sustentabilidade
Pessoa
- Jeanine Ribeiro Claper [Autor(a)]
- Mônica Santos Salgado [Orientador(a)]
- Rosina Trevisan M. Ribeiro
- Sérgio R. Leusin de Amorin
Curso
- Mestrado Acadêmico PROARQ