Dissertação de Mestrado Acadêmico
Dissertação de Mestrado Acadêmico
Este trabalho, vinculado à linha de pesquisa Ensino de Arquitetura, tem como objetivo refletir sobre o uso do computador no ensino de projeto de arquitetura no Brasil, a partir da revisão bibliográfica de um conjunto de artigos relacionados com a temática, publicados por autores brasileiros nos Anais dos seminários SIGraDI e PROJETAR, no período de 2000 a 2006, bem como das Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação para os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. A análise focaliza três questões: (a) os fundamentos teóricos e as práticas relacionados com os processos e as formas de aproximação entre o computador e o ensino de projeto; (b) o uso da terminologia e dos conceitos relacionados com a temática; (c) os consensos, uniformidades, contradições e ambigüidades. A análise evidenciou as dificuldades na interpretação e na aplicação de termos e procedimentos relacionados com a produção do conhecimento sobre o uso do computador no ensino de projeto de arquitetura nas escolas brasileiras, bem como de suas perspectivas futuras. Entre as recomendações, são explorados os aspectos relacionados com a necessidade de aprofundar a reflexão e as discussões sobre os processos e procedimentos de introdução do computador no ensino de projeto; de definir com maior clareza a terminologia que articula os campos da informática e da arquitetura; de discutir estratégias para viabilizar a aproximação do computador à prática educativa dos cursos de arquitetura e sua adequação aos ambientes de ensino, especialmente os de projeto.
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Data de defesa: 29/02/2008Pessoa
- André Luis Tiani Nogueira [Autor(a)]
- Paulo Afonso Rheingantz [Orientador(a)]
Curso
- Mestrado Acadêmico PROARQ
Linha de Pesquisa
- Teoria e Ensino de Arquitetura