Teses e Dissertações

CINELÂNDIA – Um conjunto histórico

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Dissertação de Mestrado Acadêmico

A vocação e a importância da Cinelândia vêm desde a transferência do ponto de fundação da cidade no antigo Morro do Castelo; da descida para a várzea ao centro político da nova república, a evolução urbana pela qual a Praça Floriano passa exprime parte de sua trajetória que a consagra como uma área de grande potencial para a cultura e a sociedade do Brasil. A reforma na malha urbana idealizada pelo prefeito Pereira Passos (1903-1906) foi denominada “Embelezamento e Saneamento da Cidade” e promoveu, além de melhorias nas condições higiênicas, melhorias estéticas, trazendo para o centro da cidade vitalidade cívica, econômica e cultural. Na Praça formou-se o pólo-político cultural da República, onde ergueu-se edifícios monumentais, grandes exemplares da arquitetura eclética. Posteriormente a Praça vive os tempos áureos dos cinematógrafos, com todo o glamour que a arquitetura das salas de projeções poderiam oferecer. A Cinelândia se configura na paisagem da cidade como um marco de diferentes momentos, sobrepostos, mas de grande significado para a história arquitetônica, urbana, política, social e econômica. A leitura da unidade “conjunto histórico” se faz necessária para a salva-guarda não apenas da Cinelândia, mas como forma de valorização do centro da cidade que foi sede política do Brasil Colônia até a República, considerando seu patrimônio histórico monumental e cultural. O inventário do Conjunto Histórico da Cinelândia visa compreender a forma pela qual a paisagem construída contribuiu para a formação da identidade local em meio a profundas transformações urbanas e sociais ocorridas nos últimos séculos, enfocando o patrimônio histórico construído como parte da herança cultural, não limitado aos edifícios isolados, compreendendo, contudo o ambiente edificado, tecido urbano, paisagem natural e paisagística, relações sociais, memória, identidade e história.

http://objdig.ufrj.br/21/teses/702352.pdf

Data de defesa: 29/03/2007

Pessoa

  • Ana Lúcia Gonçalves
  • Cláudia Carvalho Leme Nóbrega [Orientador(a)]
  • Elisabete Martins
  • Júlio Sampaio
  • Taísa Soares de Carvalho [Autor(a)]

Curso

  • Mestrado Acadêmico PROARQ

Linha de Pesquisa

  • Teoria e Ensino de Arquitetura