Dissertação de Mestrado Acadêmico
Dissertação de Mestrado Acadêmico
O foco desta dissertação é compreender a importância e o significado do projeto arquitetônico e seu espaço para o ensino e assistência em hospitais universitários. Dar-se-á uma noção sobre o modelo didático de ensino em saúde chamado Flexneriano, que foi adotado, no Brasil, durante o século XX. Também se apresenta uma noção das influências contemporâneas das políticas de saúde que vêm repercutindo na evolução dos espaços nos hospitais de ensino brasileiro. Dentro deste contexto, pesquisa-se especificamente o que vem ocorrendo na Universidade Federal de Juiz de Fora e o que passa na construção de uma nova unidade hospitalar, HU-CAS (Hospital Universitário/Centro de Atenção a Saúde) dentro das atuais filosofias de saúde e de ensino em saúde. Historicamente, aborda-se o desenvolvimento do espaço do Hospital Universitário da UFJF. Conclui-se, com as críticas a fragmentação da compreensão do Ser que irão refletir na formação da saúde e do espaço de ensino. Para finalizar, considera-se a possibilidade de, em função das observações e considerações aqui mencionadas, haver o risco de se repetir o mesmo desenvolvimento que gerou a fragmentação da estrutura hospitalar de ensino do HU no HU-CAS.
Palavras-chave: Políticas de Saúde no Brasil, Construção das Disciplinas de Saúde, Arquitetura em Saúde, Propostas de Ensino, Gestão e Assistência em Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF.
http://objdig.ufrj.br/21/teses/665101.pdf
Data de defesa: 2006Linha de Pesquisa
- Arquitetura, Projeto e Sustentabilidade
Pessoa
- Eduardo Linhares Qualharini
- Fernando Rodrigues Lima [Orientador(a)]
- José Gustavo Francis Abdalla
- Waina Bella de Castro Junqueira [Autor(a)]
Curso
- Mestrado Acadêmico PROARQ