Tese de Doutorado
Tese de Doutorado
Esta investigação aborda o uso de fotografias imersivas de modelos físicos no ensino de projeto em dois estúdios do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, a ETH. Seu objeto teórico é a relação entre o emprego das fotos de modelos e a agenda de valores arquitetônicos preconizada no ensino. A investigação usa conceitos da metodologia do projeto e inclui estudos historiográficos sobre fotografias de modelos e sobre a consolidação do atual sistema de valores arquitetônicos na ETH-Zurique. Sua dimensão empírica foca em dois estúdios –Caruso e Christ & Gantenbein – evidenciando a vigência destes valores e descrevendo processos didáticos correntes onde fotografias de modelos operam como geradores do projeto. A pesquisa colocou a seguinte questão: se o uso de fotografias de modelos esta ligado a um determinado sistema da valores, de que modo ele colabora para integrá-los na construção de posturas de projeto? A tese defendida é que as fotografias de modelos integram um método de concepção que pode ser denominado “projeto por efeito”, onde a imagem opera como síntese prévia da concepção deslocando os efeitos visuais da arquitetura para o papel de geradores do projeto. Através do controle das características destas imagens é que se pode promover determinados valores arquitetônicos no ensino. Ao fim, argumenta-se que as fotografias de modelos físicos permitem produzir “imagens confiáveis” segundo os valores arquitetônicos vigentes pois elas: dão a ver a fisicalidade da arquitetura, remetem a atmosferas, estão ligadas a referências pertinentes e såo persuasivas ao olhar. O trabalho conclui que o forte potencial pedagógico do desenvolvimento ad hoc de uma ferramenta de representação reside na coerência entre a mediação que ela exerce, o modo como ela integra o processo criativo e os valores arquitetônicos preconizados no ensino.
Palavras Chave: Ensino de Projeto; Imagem; Fotografia; Atmosferas; Modelos.
http://objdig.ufrj.br/21/teses/857479.pdf
Data de defesa: 24/06/2015Pessoa
- Beatriz Santos de Oliveira
- Claudia Piantá Cabral
- Guilherme Carlos Lassance [Orientador(a)]
- Gustavo Rocha-Peixoto
- José Barki
- Pedro Engel Penter [Autor(a)]
Curso
- Doutorado PROARQ
Linha de Pesquisa
- Teoria e Ensino de Arquitetura