Teses e Dissertações

Educação Urbanística e Ambiental: diálogo cidade-escola

Tese de Doutorado

A necessidade de uma educação cidadã crítica fundamentada na perspectiva da Arquitetura e Urbanismo, é o tema desta pesquisa. Nesse contexto, discutem-se iniciativas educativas que têm arquitetos e urbanistas como principais educadores, denominadas Educação Urbanística e Ambiental, termo adotado a partir da nomenclatura internacional Built Environment Education. Além da própria fundamentação dos conceitos que envolvem essa Educação, são abordados outros entendimentos correlatos como a função social da Arquitetura e Urbanismo, a cidadania, as cidades educadoras, a intergeracionalidade, a transdisciplinaridade e o diálogo como elementos inerentes à aprendizagem. Em termos metodológicos a estratégia de investigação é qualitativa e exploratória e utiliza a abordagem multimétodos e a ideia de pesquisarCOM para a construção dos dados da pesquisa. Desse modo, são realizadas a análise da Base Nacional Comum Curricular, a proposição de recursos pedagógicos e a discussão de experimentações dessa Educação, sendo duas delas em escolas da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como resultado, a pesquisa indica a possibilidade e a pertinência de integrar essa Educação ao contexto formal de educação no Brasil e com isso aponta caminhos para sua efetivação considerando seus atores, temas, meios e políticas públicas relacionadas.

LINK DA TESE

Data: 04/04/2025

Pessoa

  • Andrea Queiroz da Silva Fonseca Rego
  • Giselle Arteiro Nielsen Azevedo [Orientador(a)]
  • Luiza Helena Ferraro [Autor(a)]
  • Maria Angela Dias
  • Rodrigo Mindlin Loeb
  • Rogério Correia da Silva

Linha de Pesquisa

  • Cultura, Paisagem e Ambiente Construído

Curso

  • Doutorado PROARQ