Tese de Doutorado
A necessidade de uma educação cidadã crítica fundamentada na perspectiva da Arquitetura e Urbanismo, é o tema desta pesquisa. Nesse contexto, discutem-se iniciativas educativas que têm arquitetos e urbanistas como principais educadores, denominadas Educação Urbanística e Ambiental, termo adotado a partir da nomenclatura internacional Built Environment Education. Além da própria fundamentação dos conceitos que envolvem essa Educação, são abordados outros entendimentos correlatos como a função social da Arquitetura e Urbanismo, a cidadania, as cidades educadoras, a intergeracionalidade, a transdisciplinaridade e o diálogo como elementos inerentes à aprendizagem. Em termos metodológicos a estratégia de investigação é qualitativa e exploratória e utiliza a abordagem multimétodos e a ideia de pesquisarCOM para a construção dos dados da pesquisa. Desse modo, são realizadas a análise da Base Nacional Comum Curricular, a proposição de recursos pedagógicos e a discussão de experimentações dessa Educação, sendo duas delas em escolas da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como resultado, a pesquisa indica a possibilidade e a pertinência de integrar essa Educação ao contexto formal de educação no Brasil e com isso aponta caminhos para sua efetivação considerando seus atores, temas, meios e políticas públicas relacionadas.
LINK DA TESE
Data: 04/04/2025
Pessoa
- Andrea Queiroz da Silva Fonseca Rego
- Giselle Arteiro Nielsen Azevedo [Orientador(a)]
- Luiza Helena Ferraro [Autor(a)]
- Maria Angela Dias
- Rodrigo Mindlin Loeb
- Rogério Correia da Silva
Linha de Pesquisa
- Cultura, Paisagem e Ambiente Construído
Curso
- Doutorado PROARQ