Teses e Dissertações

ENCARRILANDO EL PAISAJE CULTURAL CAFETERO COLOMBIANO: El valor sistémico de su patrimonio ferroviario en la configuración y planificación territorial

TESE DE DOUTORADO

Esta tese alerta sobre a invisibilizacão do patrimônio ferroviário no tombamento da Paisagem Cultural Cafeeira colombiana e reivindica seu papel na configuração histórica do território a escala regional, metropolitana e local; atribuindo-se-lhe valor enquanto sistema sociotécnico que com seu traçado como obra pública articulou o território produtivo, e ao mesmo tempo, organizou a produção cafeeira. Para isso, propõe-se uma nova periodização na historiografia regional, baseada nas fases de construção, auge e decadência do ferrocarril, que permete constatar seu papel inicial como colonizador de territórios ribeirinhos (1870-1920); estruturador da paisagem cafeeira durante seu funcionamento (1920-70), ao conectar, integrar e tecnificar territórios produtivos entre serra e porto; e orientador de processos de metropolização e seleção de polos regionais, após sua decadência (1970-2020). Paralelamente, identificam-se suas ações de inibidoras ou potencializadoras que deram lugar a diferentes formas de crescimento urbano na Area Metropolitana Centro Occidente (AMCO), e as morfologias urbanas e rurais dos entornos dos conjuntos ferroviários, herdadas da relação ferrocarril-tecnificação cafeeira nos diferentes períodos. A partir de uma ótica contemporânea, o trabalho reconhece as potencialidades e conflitos do atual património ferroviário metropolitano para o planejamento territorial, a partir um método de compartimentação e avaliação morfológica das linhas ferroviárias em unidades de paisagem. Embora os edifícios ferroviários e industriais do café não tenham um valor arquitetônico excepcional, seu valor de conjunto permite organizar a paisagem, centralizar as funções urbanas, delimitar e conectar um sistema territorial de espaços livres públicos que integra o espaço rural com o espaço urbano, a traves das zonas de proteção ambiental, parques e áreas principais e de amortecimento do PCC. No entanto, é conflitiva a sua localização em locais de alto risco, o seu impulso para estender a urbanização, a tendência à ocupação irregular e à desvalorização do entorno. Neste sentido, conclui-se que urge proteger e recuperar o traçado, clarificar a sua situação de propriedade, restaurar as infraestruturas, o ambiente natural e incentivar a sua apropriação social para preservar o conjunto patrimonial. Para isso, faz-se um apelo à necessidade de utilizar instrumentos de conservação onde o valor do todo prevaleça sobre o individual, como declarações temáticas, itinerários culturais, vias verdes e/ou parques agrícolas. Só assim poderão ser definidas ações de proteção e conservação para um patrimônio ferroviário cafeeiro que possa contribuir para a conexão territorial, para a superação da fragmentação da paisagem e para a preservação sustentável, integrando atores e espaços urbanos, periurbanos e rurais que sejam parte das metrópoles cafeeiras.

LINK DA TESE

Data: 07/02/2024

Pessoa

  • Adriana Gómez Alzate
  • Claudio Antonio Santos Lima Carlos
  • Joaquin Sabaté Bel
  • Jonathas Magalhães Pereira da Silva
  • Rubens de Andrade
  • Tatiana Rivera Pabon [Autor(a)]
  • Vera Regina Tângari [Orientador(a)]

Linha de Pesquisa

  • Cultura, Paisagem e Ambiente Construído

Curso

  • Doutorado PROARQ