Teses e Dissertações

FUNK: REPRESENTAÇÃO CULTURAL E DEMARCAÇÃO TERRITORIAL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO 2024

Dissertação de Mestrado

Esta dissertação se volta para o entendimento da questão: “Como o "funk carioca" contribui para os embates da violência e para a identificação de territórios percebidos como zonas de conflitos e quem são os atores urbanos por ele representados e responsáveis pelas disputas territoriais nesses espaços?”. Deste modo, tem-se como objetivo geral, demonstrar como o funk, enquanto representação cultural, é capaz de contribuir para a identificação de territórios de conflito, vivenciados por moradores de favelas e periferias socioeconômicas da Cidade do Rio de Janeiro. Assim, como objetivos específicos são elencados: (1) analisar nas letras do "funk proibidão" o texto que contribui para a construção do medo e da paz pela segurança; (2) entender o "funk" enquanto representação cultural da milícia; (3) correlacionar as novas delimitações de territórios conflituosos da Cidade do Rio de Janeiro com o "funk de milícia". Para atingir esses objetivos, adota-se um estudo de caso, como método de pesquisa, tendo as letras dos estilos musicais denominados “funk proibidão e de milícia” a principal fonte documental, analisadas num intervalo de tempo entre os anos de 2016 e 2021, quando há a expansão do domínio miliciano na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro, reforçando desigualdades de circulação e acesso a cidade. Como procedimento se utiliza uma abordagem teórica interpretativa, desenvolvida em 5 etapas. A primeira é dedicada ao estudo dos conceitos trabalhados, principalmente, representação cultural e necropolítica, explorando os modos de circulação, constituição e formulação das representações como formas de demarcação territorial. A segunda etapa, explicita o método de pesquisa utilizado e os procedimentos escolhidos. A terceira etapa, pretende-se realizar uma contextualização histórica e territorial do funk carioca, para compreender sua relevância na dinâmica social e urbana da Cidade. Na quarta etapa, busca-se identificar as representações do “funk proibição” e do “funk de milícia”, frequentemente associados as músicas que abordam temáticas sobre o universo da criminalidade. Na quita etapa, será realizada uma investigação de como essas representações são utilizadas pelos diferentes atores urbanos nas disputas territoriais no Rio de Janeiro. Tem-se como foco, compreender a expansão das milícias, entendendo que isso tem contribuído para mudar a forma como os conflitos territoriais são realizados, não se concentrando apenas nas disputas entre “comandos”, “facções” e seus confrontos com a polícia. Assim, em considerações finais, foi compreendido como as representações podem contribuir para a construção das percepções sobre determinados territórios, dando luz em como as características que formam a necropolítica são utilizadas para exercer o controle social. Evidenciou-se como o funk ligado às favelas foi intensamente direcionado para a construção da percepção desses territórios com a intenção de isolá-los e controlá-los.

LINK DA DISSERTAÇÃO

Data de defesa: 18/12/2024

Pessoa

  • Andrea Queiroz da Silva Fonseca Rego [Orientador(a)]
  • Cristiane Rose de Siqueira Duarte
  • Gabriella Stephany Pinto Oliveira [Autor(a)]
  • Juliana Simili de Oliveira
  • Leonardo Fuks
  • Rita de Cassia Martins Montezuma

Linha de Pesquisa

  • Cultura, Paisagem e Ambiente Construído

Curso

  • Mestrado Acadêmico PROARQ