Teses e Dissertações

Pedra por escrito, palavra cinzelada: Jacques-François Blondel e os dispositivos de composição

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Os debates sobre arte e arquitetura que atravessaram a segunda metade do século XX e aportam em nossos dias remetem, em certa medida, a experiências e caminhos que permearam o exercício dessas duas esferas nos séculos XVII e XVIII, descortinando vínculos significativos entre modernidade e tradição. Este trabalho se debruça sobre a articulação entre a retórica, uma das artes do trivium, e a arquitetura, através de um de seus vínculos, os dispositivos de composição. Dentre os preceitos expressos por Vitrúvio em seu Tratado, que são derivados da arte retórica, trataremos principalmente do décor em seu trânsito até convenance e desta, na sua progressiva transformação em caractère. Esse trânsito é estudado através da figura de Jacques-François Blondel, cuja importância reside na tentativa de formulação deste último passo, trazendo para sua atuação como arquiteto, teórico e professor uma interessante e fértil ambiguidade no que respeita àquela relação entre tradição e modernidade, tal como foi articulada em sua obra escrita. O presente trabalho tenta investigar de que modo as questões relacionadas à tensão entre o antigo (ou a tradição) e o moderno (ou a modernidade) estão presentes no dispositivo de composição décor, e como tais questões foram encaminhadas por Blondel em seus escritos; e procura vislumbrar reflexos dessa tensão em nossa contemporaneidade.

Palavras-chave: Jacques-François Blondel, tradição, modernidade, composição, decoro, caráter.

http://objdig.ufrj.br/21/teses/793333.pdf

Data de defesa: 07/2012

Pessoa

  • Aldemar Norek de Oliveira Lima [Autor(a)]
  • Beatriz Santos de Oliveira [Orientador(a)]
  • Guilherme Carlos Lassance
  • José Barki

Curso

  • Mestrado Acadêmico PROARQ

Linha de Pesquisa

  • Teoria e Ensino de Arquitetura