Tese de Doutorado
Tese de Doutorado
Este trabalho apresenta um estudo crítico sobre a abordagem pedagógica sóciohistórica adotada na disciplina Projeto de Arquitetura III (PA III), do CAU/FAU-UFRJ. Seus principais objetivos são consolidar os fundamentos teóricos da abordagem pedagógica sócio-histórica de ensino de projeto de arquitetura, bem como confrontar estes fundamentos com sua aplicação prática em sala de aula. Para dar conta disto, na parte de fundamentação teórica, inicialmente, delineamos o conceito de conhecimento como produto sócio-histórico e técnico. A seguir, investigamos algumas das bases teórico-conceituais que fundamentam a abordagem pedagógica sócio-histórica de ensino de projeto de arquitetura e, por fim, abordamos, em linhas gerais, os processos acadêmicos e os conseqüentes questionamentos pelo qual passou o ensino de projeto de arquitetura. Na parte da pesquisa, o estudo de caso foi desenvolvido em uma das seis turmas da disciplina PA III [turma ‘D’] e complementado por entrevistas com os professores da disciplina. O entrelaçamento das descobertas indicou que, em termos propositivos, o ensino sócio-histórico de projeto de arquitetura, adotado na disciplina PA III do CAU/FAU-UFRJ, se alinhou com os argumentos teóricos que o fundamentaram. No entanto, em termos práticos, houve algumas incoerências, que comprometeram na turma ‘D’ [2009/2] o alcance eficaz dos objetivos propostos. Visando contribuir com o aprimoramento da proposta do ensino sócio-histórico de projeto de arquitetura elencamos os principais pontos a serem mantidos, excluídos e/ou revistos.
Palavras-chave: ensino; projeto de arquitetura; abordagem sócio-histórico e técnica.
http://objdig.ufrj.br/21/teses/784302.pdf
Data de defesa: 03/2012Pessoa
- Cláudia Montalvão
- Giselle Arteiro Nielsen Azevedo
- Jorge Baptista de Azevedo
- José Gustavo Francis Abdalla
- Juliane Figueiredo Fonseca [Autor(a)]
- Paulo Afonso Rheingantz [Orientador(a)]
Curso
- Doutorado PROARQ
Linha de Pesquisa
- Teoria e Ensino de Arquitetura