Tese de Doutorado
Tese de Doutorado
A partir do reconhecimento de que tanto o processo de concepção arquitetônico quanto o edifício podem ser compreendidos como sistemas e que por sua vez essa compreensão colabora com processos de projeto orientados para a sustentabilidade, esse trabalho estabelece interfaces entre a pesquisa relacionada com o pensamento sistêmico e as pesquisas relacionadas com os métodos de projeto e com a sustentabilidade. Elaborou-se uma síntese sobre os conceitos gerais estabelecidos no pensamento sistêmico e a partir dessa síntese procurou-se compreender como eles se revelam na pesquisa relacionada com os métodos de projeto, conhecida como “Design methods”. Nessa investigação, destacaramse três visões elaboradas sobre os sistemas de projeto: o sistema orientado por metas, investigado por Simon (1997); o sistema como um processo retroalimentado, através da aprendizagem pelo fazer, investigado por Schon (1983; 2000) e o sistema construído a partir de uma “linguagem de padrões”, investigado por Alexander (1976; 1981). Identificou-se que tais visões podem fundamentar processos de projeto-baseado-no-desempenho [performance-based-design], uma abordagem contemporânea do processo projetual incentivada pelos desafios que se apresentam ao mundo contemporâneo e pelas novas possibilidades advindas da mídias digitais. Entendeu-se que o conceito de projeto-baseadono- desempenho entrelaça-se ao conceito de projeto orientado para a sustentabilidade, ao se compreender a sustentabilidade como um atendimento a requisitos de desempenho (sociais, econômicos e ambientais), definidos a partir de uma situação-problema, em um determinado espaço-tempo. Assim, elaborou-se uma investigação da sustentabilidade na arquitetura fundamentada na abordagem sistêmica, reconhecendo a sustentabilidade como parte da mudança paradigmática na maneira de ver e perceber o mundo, que se intensifica no início do século XX, a partir do pensamento sistêmico. A partir da interface teórica estabelecida investigou-se de que forma ela pode se revelar no âmbito do ensino de arquitetura. Para isso, realizou-se uma experiência pedagógica, na qual se explorou um método de ensino fundamentado nos elementos teorizados no corpo dessa tese. Procurouse investigar criticamente como esses elementos, quando utilizados no ateliê de ensino, contribuíram para que alunos de arquitetura construíssem um entendimento sistêmico do objeto arquitetônico e de seu desempenho, colaborando para o reconhecimento do edifício como um organismo.
http://objdig.ufrj.br/21/teses/785548.pdf
Linha de Pesquisa
- Arquitetura, Projeto e Sustentabilidade
Pessoa
- Claudia Mariz de Lyra Barroso-Krause
- Cynthia Marconsini Loureiro Santos [Autor(a)]
- Guilherme Carlos Lassance
- Leopoldo Eurico Gonçalves Bastos [Orientador(a)]
- Miguel Aloysio Sattler
- Mônica Santos Salgado
Curso
- Doutorado PROARQ