Tese de Doutorado
Tese de Doutorado
Esta tese investiga a integração no ensino de arquitetura através de uma abordagem dialética à fragmentação que tenta superar. Vinculada também à condição transversal e pouco coesa da disciplina arquitetônica, a fragmentação parece inaugurar disjunções desde a institucionalização do ensino nas Écoles des Beaux-arts e Polytechnique. Em sintonia ao pensamento positivista, a fragmentação inevitavelmente se associa ao progresso da arquitetura moderna e das disciplinas subsidiárias, naturalizando-se na comunidade especializada apesar do aparente consenso em torno de uma vocação integradora da síntese arquitetônica. Nesse sentido, a tese aborda a integração/fragmentação desde uma dimensão epistemológica (interior à ação) até o acontecimento social do ensino (dimensão antropológica), identificando possíveis ligações entre elas. Para isso realiza uma investigação de campo sobre duas escolas brasileiras (FAU-UFRJ e Escola da Cidade) paralelamente a uma revisão da bibliografia sobre ensino, além de incluir experiências europeias acolhidas no âmbito do PDSE – Capes (Programa Doutoral de Sanduíche no Exterior). Ao final, preliminarmente, são construídas considerações acerca da integração numa dimensão disciplinar, propondo-se a uma conceituação do termo, que de alguma forma contribua no debate sobre ensino. Consecutivamente apresentam-se os entendimentos da tese sobre algumas possibilidades da integração na educação em arquitetura e das circunstâncias possivelmente envolvidas em suas limitações e potencialidades. Assim, esta pesquisa afirma a ideia não como fórmula inequívoca para o ensino, mas sim como contribuição relevante para o processo de conscientização a respeito dele e de algumas variáveis envolvidas na dialética integração/fragmentação. Como resultado, as conclusões comentam criticamente essas variáveis, propondo uma leitura ordenada sobre o tema, que possa servir de consulta a professores e a projetos de ensino de alguma forma atentos à integração.
Palavras-chave: Integração; ensino de projeto; ensino de arquitetura; projeto de
ensino; conhecimento; disciplina; currículo.
http://objdig.ufrj.br/21/teses/810577.pdf
Data de defesa: 04/2012Pessoa
- Álvaro Luis Puntoni
- Andrea Queiroz da Silva Fonseca Rego
- Andres Martin Passaro
- Guilherme Carlos Lassance [Orientador(a)]
- Gustavo Rocha-Peixoto
- Rafael Simões Mano [Autor(a)]
Curso
- Doutorado PROARQ
Linha de Pesquisa
- Teoria e Ensino de Arquitetura