Dissertação de Mestrado
Dissertação de Mestrado
Pensamos a obra de Lina Bo como que lampejos poéticos capazes de iluminar as práticas arquitetônicas contemporâneas. Seu pensar-fazer, político, sempre comprometido com as questões sociais e, sobretudo, encantado por outras narrativas [sobrepostas] de mundo – como por exemplo, as perspectivas afro-brasileira[s] e ameríndia[s], para além daquelas já consagradas e legitimadas pelo cânone ocidental moderno – surge, então, como uma pista, uma alternativa, indicando caminhos possíveis, ou até mesmo “encruzilhadas”, para se [re]pensar o fazer arquitetônico neste turbulento contexto. Daí, surge o desejo de escavá-la. Mas é o recorte constituído, mais especificamente, a partir de suas duas experiências em Salvador que nos interessam, mais explicitamente. Isto porque, elas radicalizam este modo próprio de ver-mundo e pensar arquitetura. Estes dois fecundos momentos –o primeiro deles entre os anos de 1958 a 1964 e, o segundo, entre os anos 1986 a 1989 – serão, então, descortinados neste trabalho que se apresenta através do Arcano Muro [da Misericórdia], uma chave de leitura suficientemente aberta, através da qual podemos criar uma espécie de “atlas” ou “teia” que viabiliza, em última instância, uma articulação fluida entre categorias, projetos, autores, conceitos, tempos, espaços, atores, interlocutores, movimentos culturais, estratégias arquitetônicas. Um pensar que não se dá, necessariamente, através de um encadeamento evolutivo, sequencial e cronológico e que se traduz numa “montagem”, cujos nexos são sempre instáveis.
Data de defesa: 09/09/2022Pessoa
- Claudia Piantá Cabral
- Gustavo Rocha-Peixoto [Orientador(a)]
- Lais Bronstein Passaro
- Maria Cristina Nascentes Cabral
- Mariana Silveira Moretzsohn [Autor(a)]
Curso
- Mestrado Acadêmico PROARQ
Linha de Pesquisa
- Teoria e Ensino de Arquitetura