Tese de Doutorado
Tese de Doutorado
Essa pesquisa se preocupa com a necessidade de mudanças no processo de ensino e aprendizado em face da evolução exponencial da tecnologia digital, que resulta em profundos impactos no mercado de trabalho, na economia e na relação do indivíduo com a informação. É nesse contexto que são destacados os potenciais do uso dos jogos digitais para o aprendizado e desenvolvimento da habilidade espacial, focados no ensino de geometria para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, bem como para um ensino flexível, lúdico e interativo. O objetivo da pesquisa foi desenvolver atividades focadas em discentes de primeiro período do curso de Arquitetura e Urbanismo, utilizando o jogo Minecraft, lançando mão do conteúdo das operações formais como fio condutor do processo e organizando os trabalhos em três etapas (1) Recordar, Compreender e Aplicar, 2) Analisar e Avaliar e 3) Criar), baseadas na Taxonomia de Bloom revisada. Apontouse que o uso dos jogos pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades espaciais e o pensamento geométrico dos estudantes dos primeiros períodos do curso de Arquitetura e Urbanismo. Em um ambiente tridimensional simulado de jogo digital, os discentes são estimulados a utilizarem raciocínio geométrico para a composição de arquiteturas, associando o espaço às formas e racionalizando o processo compositivo arquitetônico. Através de um sistema didático ativo, o ambiente lúdico e “descompromissado” dos jogos potencializa o aprendizado.
Data de defesa: 27/10/2022Pessoa
- Andrea Queiroz da Silva Fonseca Rego
- Carlos Eduardo da Rocha Santos [Autor(a)]
- Frederico Braida Rodrigues de Paula
- Leopoldo Eurico Gonçalves Bastos
- Leticia Perani Soares
- Margaret Lica Chokyu Rentería
- Maria Angela Dias [Orientador(a)]
- Rodrigo Cury Paraizo
Curso
- Doutorado PROARQ
Linha de Pesquisa
- Teoria e Ensino de Arquitetura