Teses e Dissertações

Violência urbana e o processo de transformação dos acessos aos edifícios residenciais do bairro da Glória, Rio de Janeiro/RJ

Tese de Doutorado

Tese de Doutorado

Tem sido comum nos centros urbanos o uso intenso de dispositivos de segurança em edifícios comerciais e residenciais, além do fechamento de áreas públicas com grades. Um sentimento generalizado de medo em significativa parte dos moradores das cidades faz com que elas reforcem sua imagem de insegurança através destas iniciativas também particulares e autônomas. Nosso trabalho, atento ao fato de que esta realidade deteriora ainda mais as relações sociais e citadinas, observa esta questão a partir da sua relação com a arquitetura que dela decorre, avaliando a percepção e a valorização da proteção contra a violência nos projetos de arquitetura e nos edifícios já constituídos na malha urbana. Nosso interesse se volta para o estudo dos edifícios residenciais no urbano carioca, mais precisamente no lugar onde acontece a transição de acesso entre o espaço público e o privado. Em específico, nos referimos às alterações constatadas nas portarias e no espaço de recuo frontal dos edifícios residenciais do bairro da Glória. Esta pesquisa objetiva a análise do processo de transformação dos acessos/portarias nos edifícios residenciais frente aos impactos socioespaciais da violência urbana, além de investigar em que medida a grade pode ser vista mais como uma intenção/discurso do que um resultado efetivo como instrumento contra a insegurança.

Palavras-chave: Rio de Janeiro, Glória, violência urbana, arquitetura do medo, relação pessoa/ambiente, abordagem experiencial.

http://objdig.ufrj.br/21/teses/777128.pdf

Data de defesa: 04/2012

Linha de Pesquisa

  • Cultura, Paisagem e Ambiente Construído

Pessoa

  • Denise de Alcantara Pereira
  • Jorge Baptista de Azevedo
  • Luiz Antonio Ferreira das Neves [Autor(a)]
  • Madalena Ribeiro Grimaldi
  • Paulo Afonso Rheingantz [Orientador(a)]
  • Valter Luiz de Macedo

Curso

  • Doutorado PROARQ