Dissertação de Mestrado
Dissertação de Mestrado
A obra de Marcio Kogan e sua equipe Studio mk27 tem se caracterizado como referência internacional para a arquitetura feita no Brasil, destacando-se principalmente pela aparente simplicidade formal. Esta dissertação aborda a obra do arquiteto paulista tanto do ponto de vista projetual quanto teórico, a fim de compreender o que está por trás da suposta simplicidade que seu repertório mostra. Para isso, baseou-se na análise de quatro obras que são referentes de sua autoria: Casa Toblerone, Casa P, Casa V4, Micasa Vol. C. A análise revelaalguns pontos em comum e diferentes estratégias de projeto que têm sido chamados de dispositivos projetuais: O Véu, Horizontalidade, Depuração, Cenografia da Caixa Pulcra, e Ambivalências. Estos condicionam as obras e colocam a marca do escritório de arquitetura, ao mesmo tempo que dialogam com uma parte do heterogéneo panorama arquitetônico contemporâneo. Para refletir sobre sua obra, foram utilizados vários autores, entre os quais se destaca a teoria de Josep Quetglas e Ignasi de Solà-Morales, que oferecem luzes da arquitetura moderna e contemporânea. Posteriormente, toma-se o conceito de Supermodernismo cunhado por Hans Ibelings, que aponta uma nova sensibilidade contemporânea para o projeto arquitetônico. Obras que resultam numa rquitetura silenciosa, limpa, mas cheia de ambivalências. Kogan abre o debate entre simplicidade e elementaridade na arquitetura, onde suas obras, paradoxalmente, contam com dispositivos para atingir um nível de complexidade.
Data de defesa: 30/11/2022Pessoa
- Claudia Piantá Cabral
- Gustavo Rocha-Peixoto
- Jorge David Morales Alvear [Autor(a)]
- Lais Bronstein Passaro [Orientador(a)]
Curso
- Mestrado Acadêmico PROARQ
Linha de Pesquisa
- Teoria e Ensino de Arquitetura