Teses e Dissertações

PETER EISENMAN, ARQUITETURA E FICÇÃO EM VENEZA E VERONA

Dissertação de Mestrado

Dissertação de Mestrado

Esta pesquisa parte de uma inquietação proveniente do texto “O fim do clássico: o fim do começo, o fim do fim” (1984), de Peter Eisenman, em que o arquiteto expõe alternativas à concepção tradicional do fazer arquitetônico através da ficção. Pelo viés da ficção, propomo-nos a analisar os projetos Cannaregio Town Square (1978) e Moving Arrows, Eros and other Errors (1985) sob a lente da literatura, aproveitando a ficção e o texto arquitetônico como conceitos estruturantes de uma nova abordagem que Eisenman aplica à arquitetura. Os referidos trabalhos são elaborados para Veneza e Verona, respectivamente, compondo a série intitulada Cidades de Escavação Artificial (1978-1988), na qual o arquiteto demonstra novas preocupações em seu processo de concepção projetual, como a atenção a questões do lugar. Nosso objetivo com esta dissertação é examinar ambos os projetos através de ferramentas próprias da literatura, tanto de obras de ficção quanto advindas da teoria literária, partindo de uma conexão já estabelecida pelo próprio caráter fictício das arquiteturas. Para tanto, partimos de escritos e projetos anteriores de Eisenman, identificando seus pontos de crítica e a maneira como são revertidas em projeto, sobretudo referentes à noção de texto arquitetônico. Posteriormente, verificamos como suas teorias são aplicadas nos projetos analisados, pontuando convergências e dissidências entre eles. E, por último, traçamos algumas considerações de modo a sintetizar a crítica estabelecida pelo arquiteto, a relação dos projetos com questões da literatura e algumas perguntas que se formam a partir de comparações e reflexões no decorrer do processo de análise.

LINK DA DISSERTAÇÃO

Data de defesa: 12/08/2022

Pessoa

  • Carolina Ferreira de Carvalho [Autor(a)]
  • Gustavo Rocha-Peixoto [Orientador(a)]
  • Lais Bronstein Passaro
  • Otávio Leonídio Ribeiro

Curso

  • Mestrado Acadêmico PROARQ

Linha de Pesquisa

  • Teoria e Ensino de Arquitetura