Tese de Doutorado
Tese de Doutorado
Esta tese se configura como uma pesquisa exploratória que se ocupa do processo de produção de projetos de arquitetura com o objetivo de auxiliar o entendimento das suas implicações mútuas. Com relação ao ofício de projeto,se alinha com as abordagens participativas, entendendo participação como uma ação influente e não apenas como oitiva. Sobre o processo de pesquisa, recorre à abordagem sociotécnica ou sociologia das associações, que se contrapõe à “sociologia do social”, refutada sob o argumento de que o social não serve para explicar nada, devendo, ele próprio, ser explicado. Para os adeptos da sociologia das associações, o social é constituído pelas associações em rede de humanos e não humanos. Como materialidade, cartografa a rede sociotécnica Espaço Cria, uma escola privada de educação infantil localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. Sua cartografia possibilita concluir que o ofício de projeto seja, em última instância, um ofício de pesquisa. A pesquisa procura seguir e mapear os movimentos e associações envolvendo os atores humanos e não humanos na rede Espaço Cria e algumas estabilizações temporárias das controvérsias que nela se produzem. Essas estabilizações resultam das negociações envolvendo os desejos, interesses, necessidades, resignações e resiliências, nem sempre performados com intencionalidade pelos diversos atores. Por fim, propõe uma reflexão sobre o papel do arquiteto nas redes do projeto-pesquisa, não como o criador, mas como um mediador privilegiado de um processo coletivo de criação.
Data de defesa: 21/12/2021Linha de Pesquisa
- Cultura, Paisagem e Ambiente Construído
Curso
- Doutorado PROARQ
Pessoa
- Ethel Pinheiro Santana
- Flávia Schmidt de Andrade Lima [Autor(a)]
- Giselle Arteiro Nielsen Azevedo [Orientador(a)]
- Ramon Silva de Carvalho
- Rodrigo das Neves Costa
- Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro