Tese de Doutorado
Tese de Doutorado
A hipótese aventada aqui é que a prática contemporânea de intervenção no patrimônio arquitetônico no Brasil, condicionada pela indústria cultural, justifica‐se em um discurso que fomenta e reitera o distanciamento teórico,podendo comprometer o bem como referência para a preservação. Afim de discuti‐la, são estudados os casos das intervenções no Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR) e na Praça do Trem, selecionadas por serem objetos típicos do interesse da indústria cultural e por terem ocorrido em um ambiente de sua influência, os megaeventos na cidade do Rio de Janeiro, além de serem ações cujas relações socioculturais já se encontram consolidadas. Elas são analisadas criticamente quanto à coerência em relação aos postulados teóricos recorrentes e aos conceitos e entendimentos contemporâneos essenciais do campo disciplinar da restauração. O resultado verificado é que as incoerências são principalmente a superficialidade e a falta de coesão, que decorrem de interferências tais como: a “desvalorização” e a descontextualizacão do Projeto de Intervenção; a carência de sensibilização quanto ao valor patrimonial; e a incapacidade de criar na preexistência, preservando‐a como referência cultural. As causas desse fenômeno envolvem pressões de ordem política por visibilidade, associadas às demandas da indústria cultural por autonomia e minimização das exigências e limitações, assim como a deficiência de capacitação profissional. Desse modo, considera‐se que a intervenção, imersa na dinâmica da industrialização da cultura, é submetida ao seu processo produtivo homogeneizador estruturado em dissonâncias que não encontram profundo e coeso respaldo na teoria do campo disciplinar. Assim, ela produz um discurso que não é prioritariamente o da preexistência, ameaçando sua condição como referência memorial de práticas sociais e identitárias. Em contrapartida, se a intervenção promove um discurso que ressignifica o patrimônio arquitetônico criativamente, conjugando novas experiências e significados preexistentes sem submetê‐los, ela agrega outras possibilidades de identificação que são particulares à “presentificação do passado” na contemporaneidade.
Palavras-Chave:1. Preservação;2. Intervenção;3. Patrimônio arquitetônico;4. Indústria cultural.
Data de defesa: 22/05/2020Pessoa
- Ana Cristina Csepcsényi Pereira [Autor(a)]
- Ethel Pinheiro Santana
- Fabiola do Valle Zonno
- Flávia Brito do Nascimento
- Lia Motta
- Nelson Pôrto Ribeiro
- Rosina Trevisan M. Ribeiro [Orientador(a)]
Curso
- Doutorado PROARQ
Linha de Pesquisa
- Restauração e Gestão do Patrimônio