Tese de Doutorado
Tese de Doutorado
A modalidade de Educação a Distância não se configura como uma inovação advinda dos recursos tecnológicos que dispomos atualmente. Desde o final do século XIX acompanhamos algumas experiências que existem até hoje, como cursos por correspondência e TVs educativas. Entretanto, temos observado um acentuado crescimento desta modalidade, sobretudo no contexto do ensino brasileiro de Arquitetura & Urbanismo. Muito dessa expansão se originou em função de políticas públicas e normativas educacionais que apresentaram significativas alterações num curto espaço de tempo, sobretudo,deixando lacunas que comprometem a qualidade do ensino. Tendo em vista estas questões, o objetivo desta pesquisa é analisar criticamente a aplicação da modalidade EaD no Ensino de Arquitetura & Urbanismo. Deste modo pretende-se caracterizar a EaD quanto à sua realidade do ponto de vista quantitativo; retratar o novo contexto de Ensino no século XXI; compreender os principais conceitos e estratégias da modalidade, considerando os instrumentos legais estipulados pelo MEC e outros órgãos de regulação do Ensino Superior; avaliar e exemplificar a incorporação das estratégias didáticas da EaD que possam ser ressignificadas, tendo em vista as demandas específicas para o Ensino de Arquitetura & Urbanismo. Acreditamos que o material produzido nesta tese possui possibilidade de se configurar como referência para estudos posteriores, em virtude do seu escopo, abrangência, dos dados analisados e temática abordada. Em seu aspecto científico, amplia os horizontes que rompem com uma visão dicotômica sobre o potencial da EaD aplicada à Arquitetura & Urbanismo. Ao final do trabalho concluímos que existem possibilidades e ferramentas que possibilitam a implantação de um curso de Arquitetura & Urbanismo exitoso alinhados com as Diretrizes Curriculares Nacionais, entretanto,constata-se uma lacuna nos instrumentos legais que regulam e norteiam o Ensino Superior.
Palavras-Chave:1.EnsinodeArquitetura. 2.Educação a Distância. 3. Educação do Olhar.
Data de defesa: 26/03/2020Pessoa
- Andrea Queiroz da Silva Fonseca Rego
- Danusa Chini Gani
- Diva Souza Silva
- Jocilene Gadioli de Oliveira
- Maria Angela Dias [Orientador(a)]
- Pedro Raphael Azevedo Valcarce [Autor(a)]
Curso
- Doutorado PROARQ
Linha de Pesquisa
- Teoria e Ensino de Arquitetura