Tese de Doutorado
Tese de Doutorado
Pelo presente trabalho buscamos compreender como a modernidade no Brasil, em especial sua arquitetura, surge e se desenvolve para além de seus centros historicamente irradiadores da cultura arquitetônica moderna: Rio de Janeiro e São Paulo e, no caso em tela, Porto Alegre como modelo urbano regional e polo de formação de profissionais arquitetos e engenheiros a partir da década de 1940.
Como objeto de estudos temos a cidade de Erechim, localizada na região norte do estado do Rio Grande do Sul. Desde sua criação como primeira colônia projetada do estado, passando por momentos de modernização a partir da imposição de novas posturas urbanas de caráter estético e higienista nos anos de 1930, pela adoção da arquitetura moderna em meados da década de 1940, até o final da década de 1960 com a emblemática construção do estádio Colosso da Lagoa, a cidade foi campo fértil para a materialização urbana e arquitetônica de ideais ligados à modernidade e a modernização.
Mostraremos como se deu o traslado dos ideais do movimento moderno em arquitetura para uma cidade do interior e como sua produção resulta de uma apropriação estética - especialmente da gramática formal da Escola Carioca – sob condições de acesso a soluções técnicas, materiais e mão de obra particularmente difíceis. Diferente de outras experiências ligadas ao projeto moderno brasileiro, em Erechim a arquitetura moderna não surge ou é estimulada pela ação estatal nem resulta de uma apropriação popular em um modelo de singularidade e repetição comum às periferias das metrópoles ou outras cidades do interior. Ela acontece, ao contrário, pelas mãos de um número extremamente reduzido de profissionais à serviço de uma pequena elite econômica de políticos e profissionais liberais e busca, mais do que realmente integrar a cidade a um modo de vida moderno, expressar simbolicamente o desejo histórico de parte de seus habitantes de partilhar das benesses modernas especialmente entendidas como sinônimo de progresso.
Data de defesa: 30/06/2020Pessoa
- Ana Albano Amora [Orientador(a)]
- Cesar Floriano dos Santos
- Cláudia Carvalho Leme Nóbrega
- Cláudio Galeno
- Gustavo Rocha-Peixoto
- Melissa Laus Mattos [Autor(a)]
Curso
- DINTER PROARQ
Linha de Pesquisa
- Teoria e Ensino de Arquitetura