Dissertação de Mestrado Acadêmico
Dissertação de Mestrado Acadêmico
As unidades de acolhimento institucional são moradias provisórias onde vivem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por dias, meses ou anos. Seja o período de acolhimento breve ou longo, há uma vivência no lugar que pode ou não constituir uma experiência positiva no desenvolvimento da criança. Para compreender como a arquitetura também contribui para a qualidade do acolhimento, essa dissertação discute e analisa as relações das crianças no lugar de acolhimento institucional, constituído pelas dinâmicas intra e extramuros do edifício. Para tanto, é realizado estudo de caso em uma unidade de acolhimento na cidade do Rio de Janeiro, onde são aplicados instrumentos de Avaliação Pós-Ocupação. Com a postura da abordagem experiencial e observação incorporada, a pesquisadora vivencia o lugar e escuta as diferentes vozes presentes, analisando as dinâmicas relacionais e afetos existentes no ambiente.
Palavras-Chave: acolhimento institucional; crianças; relação pessoa-ambiente; Avaliação Pós-Ocupação.
Data de defesa: 06/12/2019Linha de Pesquisa
- Cultura, Paisagem e Ambiente Construído
Pessoa
- Giselle Arteiro Nielsen Azevedo [Orientador(a)]
- Mariana Marques Almeida [Autor(a)]
- Paula Uglione
- Paulo Afonso Rheingantz
Curso
- Mestrado Acadêmico PROARQ