Teses e Dissertações

Arquitetura entre Conexões Contemporâneas: o concurso do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro

Tese de Doutorado

Tese de Doutorado

Partindo do reconhecimento da transitoriedade dos discursos, da heterogeneidade da produção e da especificidade das abordagens projetuais contemporâneas como resultado de uma cultura que se manifesta entre distintas camadas de tempo que convivem simultaneamente e engendram, sobretudo, situações instáveis e relativas, esta tese busca problematizar a “arquitetura entre conexões contemporâneas” através da análise das propostas apresentadas para o Concurso para o novo Museu da Imagem e do Som (MIS). O concurso é abordado como um fragmento do cenário arquitetônico contemporâneo e a sua problemática se mostra particularmente significativa por envolver equipes nacionais e internacionais, por propor um terreno em meio urbano consolidado e engendrar duas questões que tem sido alvo de enfrentamento crítico: o aspecto icônico do edifício e a sua relação com o contexto urbano. As análises partem do pressuposto que o objeto arquitetônico faz parte de um sistema de relações que envolve a situação e o contexto urbano de sua proposição e têm como objetivo a investigação das distintas formas de mediação originadas no olhar para cada obra, enfatizando, sobretudo, a ideia de ampliação do campo disciplinar arquitetônico desenvolvida por Vidler (2008). Essa ideia se associa às novas interpretações de conceitos como: forma, contexto urbano e paisagem por propor a sua rearticulação e novos modos de interação, mais do que uma ruptura, propõe uma reinterpretação que se expressa particularmente através de novos códigos de apresentação. Nesse sentido, a hipótese da tese parte da afirmativa de que algumas propostas apresentadas para o Concurso de Ideias para o novo MIS/RJ materializam em seus projetos essa ideia de campo ampliado, traduzido especialmente na forma de mediação entre a estratégia formal e a relação com o contexto através de uma abordagem mais pragmática e abstrata que constitui a forma como resultado de uma interação com seus condicionantes. Essa investigação pode trazer algumas reflexões pertinentes em relação ao processo de renovação das cidades, evidenciar soluções projetuais que possam contribuir nesse processo e no ensino da arquitetura e além de contribuir no aprofundamento teórico e na atualização de alguns conceitos associados à problemática da pesquisa.

Palavras-chave: Arquitetura Contemporânea; Teoria da Arquitetura; Projeto de Arquitetura; Museu da Imagem e do Som.

http://objdig.ufrj.br/21/teses/824786.pdf

Data de defesa: 03/02/2014

Curso

  • Doutorado PROARQ

Pessoa

  • Guilherme Carlos Lassance [Orientador(a)]
  • Karine Daufenbach
  • Lais Bronstein Passaro [Orientador(a)]
  • Lidia Quieto Viana [Autor(a)]
  • Mara Oliveira Ezquinazi
  • Maria Cristina Nascentes Cabral

Linha de Pesquisa

  • Teoria e Ensino de Arquitetura