Teses e Dissertações

A caixa de música: contraponto formal entre a arquitetura e a música

Tese de Doutorado

Tese de Doutorado

Esta tese é uma tentativa de conexão formal entre arquitetura e música. Tem por propósito desenvolver um programa de computador que permita efetuar a tradução de formas geométricas tridimensionais em formas sonoras. A modelagem plástica do som a partir da geometria visa à qualificação sonora de objetos arquitetônicos. Como referência, estuda-se a obra teórica e os fundamentos filosóficos e políticos do compositor grego Iannis Xenakis. Em especial, as noções de estrutura musical outside-time e a teoria dos sieves. Partindo desse estudo, discute-se segundo um enfoque epistemológico a relação entre arte e ciência. São apresentadas noções simplificadas de teoria musical e o instrumento matemático que serve para realizar as operações de tradução: a aritmética modular. A seguir, se apresentam diversas técnicas de captura e critérios de manipulação dos pontos geométricos. São apresentados resultados sonoros obtidos com a técnica proposta. Teoriza-se sobre diretrizes que permitam estender o uso da técnica como instrumento de qualificação espacial. O programa é escrito em linguagem AutoLISP para ser executado no ambiente AutoCAD. Para processar o resultado sonoro é utilizado o Compo Music.

Palavras-chave: arquitetura e música; Iannis Xenakis; Compo Music; AutoCAD; AutoLISP.

http://objdig.ufrj.br/21/teses/720628.pdf

Data de defesa: 22/06/2009

Pessoa

  • Angela Maria Gabriella Rossi Vilela Dias [Orientador(a)]
  • Beatriz Santos de Oliveira
  • Eduardo Linhares Qualharini [Orientador(a)]
  • Elaine Garrido Vazquez
  • José Luis Menegotto [Autor(a)]
  • Rodrigo Ciccheli Velloso [Orientador(a)]
  • Sara Cohen

Curso

  • Doutorado PROARQ

Linha de Pesquisa

  • Teoria e Ensino de Arquitetura