Tese de Doutorado
Tese de Doutorado
Esta tese é uma tentativa de conexão formal entre arquitetura e música. Tem por propósito desenvolver um programa de computador que permita efetuar a tradução de formas geométricas tridimensionais em formas sonoras. A modelagem plástica do som a partir da geometria visa à qualificação sonora de objetos arquitetônicos. Como referência, estuda-se a obra teórica e os fundamentos filosóficos e políticos do compositor grego Iannis Xenakis. Em especial, as noções de estrutura musical outside-time e a teoria dos sieves. Partindo desse estudo, discute-se segundo um enfoque epistemológico a relação entre arte e ciência. São apresentadas noções simplificadas de teoria musical e o instrumento matemático que serve para realizar as operações de tradução: a aritmética modular. A seguir, se apresentam diversas técnicas de captura e critérios de manipulação dos pontos geométricos. São apresentados resultados sonoros obtidos com a técnica proposta. Teoriza-se sobre diretrizes que permitam estender o uso da técnica como instrumento de qualificação espacial. O programa é escrito em linguagem AutoLISP para ser executado no ambiente AutoCAD. Para processar o resultado sonoro é utilizado o Compo Music.
Palavras-chave: arquitetura e música; Iannis Xenakis; Compo Music; AutoCAD; AutoLISP.
http://objdig.ufrj.br/21/teses/720628.pdf
Data de defesa: 22/06/2009Pessoa
- Angela Maria Gabriella Rossi Vilela Dias [Orientador(a)]
- Beatriz Santos de Oliveira
- Eduardo Linhares Qualharini [Orientador(a)]
- Elaine Garrido Vazquez
- José Luis Menegotto [Autor(a)]
- Rodrigo Ciccheli Velloso [Orientador(a)]
- Sara Cohen
Curso
- Doutorado PROARQ
Linha de Pesquisa
- Teoria e Ensino de Arquitetura