Tese
Tese de Doutorado
A cor incorporada ao ensino de projeto retrata a pesquisa sobre a possibilidade e viabilidade de aplicar a cor na arquitetura nas aulas de ensino de projeto, trabalhando-a na concepção projetual em conjunto com a sua volumetria. Deste trabalho consta na Parte I, a nova postura didático-pedagógica do professor de projeto voltada para a construção do conhecimento do aluno, e os métodos e processos que foram necessários para a abordagem do estudo. Em seguida, na Parte II, a construção da cor e seu uso na arquitetura ganham uma abordagem voltada para o aluno de arquitetura. Dando prosseguimento, na Parte III encontramos o plano de aula proposto para a incorporação da cor no ensino de projeto e o uso de uma Metalinguagem auxiliando o diálogo entre o professor e o aluno. Nas Considerações Finais, analisamos a hipótese e os objetivos traçados a fim de dar continuidade à pesquisa. Como fechamento, os anexos com artigos publicados e o glossário da pesquisa.
http://objdig.ufrj.br/21/teses/694951.pdf
Data de defesa: 06/12/2007Pessoa
- Ana Maria Rambauke
- Gustavo Rocha-Peixoto
- Monica de Queiroz Fernandes Araújo [Autor(a)]
- Paulo Afonso Rheingantz [Orientador(a)]
- Robert Hirschler
- Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro
Curso
- Doutorado PROARQ
Linha de Pesquisa
- Teoria e Ensino de Arquitetura