Notícias

14. COLÓQUIO DE PESQUISA PROARQ . Arquitetura e Emergências

14-07-2023

O 14o. COLÓQUIO DE PESQUISA DO PROARQ, momento anual de autoavaliação e crescimento do Programa, abarca 2023 com o título "ARQUITETURA E EMERGÊNCIAS". O Colóquio acontecerá entre 18 a 22/09/2023, com palestra de abertura em 18/09 e palestra de encerramento em 22/09.

No dia 18/09/2023 receberemos a MSc. Laura Renno Tenenwurcel, e no dia 22/09/2023 teremos o Arq. e administrador do escritório Troost Architectures, Laurent GrégoryTroost.

Os palestrantes e demais informações estão disponíveis no website do evento AQUI

Para os debates prementes sobre "emergências" no campo da Arquitetura, a Comissão Organizadora decidiu atuar de forma inquisitiva, intuindo junto aos Apps de construção de conteúdo pela IA, como o ChatGPT, qual seria a chamada e a construção imagética do Colóquio de 2023. O resultado pode ser lido abaixo, e visto na montagem proporcionada por uma série de condicionantes e elementos que falam sobre a FAU/UFRJ, sobre Arquitetura e sobre as pesquisas do PROARQ.

"É com grande entusiasmo que convidamos todos a participarem do 14 • Colóquio de Pesquisa em Arquitetura do PROARQ intitulado de “Arquitetura e Emergências.” 

Neste evento, teremos a oportunidade de explorar e discutir a importância da arquitetura diante de situações de emergência, sejam elas desastres naturais, crises humanitárias e dilemas da digitalização e inteligência artificial. A arquitetura desempenha um papel essencial na criação de espaços seguros, funcionais e sustentáveis, capazes de abrigar e amparar aqueles que enfrentam momentos críticos e desafiadores.

Ao nos reunirmos aqui, buscamos promover uma visão humanizada e solidária em relação aos atuais e futuros desafios da sociedade. Reconhecemos que, além de atender às necessidades básicas, a arquitetura nesses contextos precisa ir além, oferecendo conforto e dignidade para as pessoas afetadas. Nossa intenção é compartilhar experiências, conhecimentos e iniciativas que coloquem o ser humano no centro do processo de concepção e construção.

Ao longo deste Colóquio, por meio de palestras, debates, workshops e troca de ideias, esperamos estimular uma reflexão coletiva sobre como a arquitetura pode contribuir para a promoção do bem-estar, integração social e resiliência das comunidades em momentos de emergência. 

Convidamos a todos a participarem ativamente, trazendo suas perspectivas, experiências e sugestões. Juntos,  acreditamos que por meio do diálogo, troca de conhecimentos e empatia, poderemos construir soluções mais eficientes e inclusivas, ampliando o impacto positivo que a arquitetura pode ter na vida das pessoas". 

O prazo de inscrições de resumos expandidos PASSOU PARA 13/08/2023.

O link para inscrição de resumos FOI CORRIGIDO - https://forms.gle/H9dLMLx3oGTdNChr6

Comissão Organizadora 14º Colóquio de Pesquisa PROARQ

Coordenação:

Lucas Caldas, Prof. Dr. PROARQ/FAU/UFRJ

Ethel Pinheiro, Profa. Dra. PROARQ/FAU/UFRJ

Patrizia di Trapano, Profa. Dra. PROARQ/FAU/UFRJ

Equipe Executiva:

Aline Mendes, doutoranda PROARQ 

Eduardo Salsamendi, doutorando PROARQ

Lígia Magalhães, mestranda PROARQ 

Nátaly Carvalho, mestranda PROARQ

Philipe Cantreva, mestrando PROARQ 

Samara Brandão, mestranda PROARQ 

Samara Ferreira, mestranda PROARQ 

Sérgio Abreu, mestrando PROARQ 

Viviane Costa, doutoranda PROARQ