Notícias

PROCESSO SELETIVO - (PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR) EDITAL PRINT/CAPES, saldo PR2

16-06-2023

CHAMADA PARA O EDITAL 2023 - bolsas remanescentes PR2/CAPES PRINT

Dando continuidade ao processo de internacionalização das pesquisas em Pós-graduação pelo CAPES PRINT, a Coordenação do PROARQ torna pública a abertura de inscrições para a seleção de candidatos a 2 (duas) bolsas de 6 (seis) meses para Doutorado sanduíche, com saída entre 01 de dezembro de 2023 e retorno em 31 de maio de 2024, sem possibilidade de renovação, no tema de pesquisa “Sustentabilidade, Crescimento e Combate às Desigualdades”, utilizando os recursos remanescentes de bolsas gerenciadas pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa – PR2/UFRJ.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: DE 26 DE JUNHO ÀS 18h DE 15 DE JULHO DE 2023

O resultado da seleção será divulgado no sítio eletrônico do PROARQ e na secretaria do Programa até às 18h do dia 20 de julho de 2023. A documentação necessária para a implantação da bolsa será exatamente aquela enviada no processo de submissão. O processo será encerrado em 21 de julho de 2023.

----------

RESULTADO FINAL - Em 17/07/2023

De forma a dar celeridade ao processo, e após a análise da documentação enviada pelos(as) candidatos(as) DEFERIDOS(AS), além de apreciação do desempenho apresentado nos critérios estabelecidos, a Comissão de Seleção reuniu-se em 17/07/2023 e declarou os dois candidatos APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO, com a seguinte classificação: 1º lugar - THAYSA MALAQUIAS DE MELLO e 2º lugar – DANIEL ATHIAS DE ALMEIDA, para saída entre em 01 de dezembro de 2023 e retorno em 31 de maio de 2024, respectivamente para as instituições: UNIVERSITAT POLITECNICA DE VALENCIA e COLUMBIA UNIVERSITY. O lançamento da documentação no SEI UFRJ dar-se-á imediatamente, pela coordenação PROARQ, após o lançamento deste resultado.

----------

RESULTADO PARCIAL - Em 15/07/2023

Após análise de toda a documentação enviada pelos(as) candidatos(as), a Comissão de Seleção DEFERIU a inscrição de 2 (dois) candidatos(as): THAYSA MALAQUIAS DE MELO e DANIEL ATHIAS DE ALMEIDA. A partir de agora a Comissão se debruçará sobre a análise do material apresentado e o resultado será divulgado no website do PROARQ até 20/07/2023.

-----------

DOCUMENTOS:

Ficha de Inscrição - CLIQUE AQUI

Edital 2023 - CLIQUE AQUI


COMISSÃO DE SELEÇÃO:

Ethel Pinheiro Santana (presidente, coord. Projeto CAPES PRINT)

Luciana Bonvino Figueiredo (PROARQ/UFRJ)

Luciano Muniz Abreu (DAU/UFRRRJ)

Tiago Tardin (representante discente, DOUT. PROARQ)

-------------------

REQUISITOS PARA AS PROFICIÊNCIAS EM IDIOMAS:

a) Para a língua inglesa: (i) TOEFL (IBT – Internet-Based Testing; ITP ) com validade de 2 (dois) anos; (ii) International English Language Test – IELTS com validade de 2 (dois) anos, sendo que cada banda (listening, reading, writing e speaking) deve ter nota mínima de 5 (cinco); e (iii) Certficado CAE ou FCE de Cambridge, ambos sem prazo de validade;

b) Para a língua francesa: (i) Test de Connaissance du Français – TCF TP (no mínimo, as provas obrigatórias) ou TCF Capes, com validade de 2 (dois) anos; e (ii) DALF ou DELF, sem prazo de validade;

c) Para a língua alemã: (i) certficado do Instituto Goethe; (ii) TestDaF ou OnSET, todos sem prazo de validade;

d) Para a língua espanhola: DELE, emitido pelo Instituto Cervantes, sem prazo de validade; SIELE: O candidato deverá realizar o exame completo para realização da prova, com validade de 05 (cinco) anos. Sendo assim, exames parciais não serão aceitos.

e) Para a língua italiana: teste Lato Sensu do Instituto Italiano de Cultura, com validade de 1 (um) ano;

f) Para países de língua portuguesa: o(a) candidato(a) deverá apresentar, obrigatoriamente, a comprovação de nível mínimo de proficiência em inglês, conforme item “a”;

g) Candidatos(as) com destino a países de língua não especificada anteriormente deve apresentar certificado de proficiência no idioma do país, emi4do por ins4tuição oficialmente reconhecida, ou uma das alternativas relacionadas acima, desde que aceita pela instituição de destino, onde se realizará o doutoramento, e expresso na carta do coorientador no exterior;

h) O teste de proficiência em língua inglesa poderá ser aceito para qualquer país de destino, desde que aceito pela IES de destino e expresso na carta do coorientador no exterior.