INDICAÇÃO DO PROARQ ao PRÊMIO CAPES DE TESE 23

17-04-2023

Reunida às 14 horas da tarde do dia doze do mês de abril do ano de dois mil e vinte três, a Comissão Interna de Seleção de Teses para o Prêmio CAPES 2023, aprovada pela Comissão Deliberativa do Programa de Pós graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PROARQ/UFRJ, constituída pelos docentes Lucas Rosse Caldas (presidente), Ana Maria Gadelha Albano Amora, Bruno Luís de Carvalho Costa, Luciana Maria Bonvino Figueiredo, Marcos Martinez Silvoso, Maria Julia de Oliveira Santos, Daniella Martins Costa, Helio Luiz Herbst Junior e Leopoldo Eurico Bastos, se reuniu remotamente para deliberar sobre a Tese vencedora, no âmbito do PROARQ, para concorrer ao PRÊMIO CAPES DE TESE 2023.

Das 10 (dez) Teses analisadas, foi avaliada a qualidade da produção de três autores que obtiveram maior número de indicações, a saber: CARLOS EDUARDO DA ROCHA SANTOS, ELIZABETH SÁ BARRETO LOPES NOGUEIRA E MARIANA VALICENTE MOREIRA (listados aqui em ordem alfabética). Como resultado, em função dos critérios definidos, a Comissão deliberou por unanimidade de votos a indicação da Tese de MARIANA VALICENTE MOREIRA, orientada pela Prof. Dr. Ethel Pinheiro, intitulada “Linguagens e corpos no discurso do "Slam das minas". Ambiências de resistência e mulheres na ressignificação da cidade”, para representar o Programa.

A Tese possui um tema altamente relevante, atual e de extrema necessidade de ser aprofundado nas pesquisas de arquitetura e urbanismo. Está inserido no contexto de gênero e de desigualdades sociais, que podem ser considerados uns dos maiores desafios das cidades contemporâneas, principalmente durante e pós o período pandêmico. Além do exposto, a integralidade e o desenvolvimento teórico e empírico dos objetivos e inovação metodológica proposta reforçaram a indicação do trabalho da autora para o Prêmio CAPES. Através da conexão metodológica da etnografia urbana digital e do método cronofotográfico, que deriva do método transdisciplinar cinegráfico, a pesquisa tem objetivo de possibilitar a análise da relação do corpo e sua espacialização com forma de ressignificação do espaço público urbano.

O PROARQ parabeniza a sua egressa e orientadora!

ACESSO À TESE - CLIQUE AQUI