Notícias

13o. COLÓQUIO PROARQ

29-06-2022

13º COLÓQUIO DE PESQUISA PROARQ: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DE PESQUISAS EM ARQUITETURA

O PROARQ chega ao ano de 2022 com um grande marco: os 35 anos de existência do Programa! Nos dois últimos anos nos perguntamos, durante o deflagrar de uma Pandemia que não estava no escopo de nenhum habitante deste planeta: “como dialogar em espaços remotos?” (2020) e, depois, “o que fomos e o que somos?” (2021), dúvidas para um futuro (sempre) emergente. Tais inquietações nos fizeram perceber que a pesquisa é uma estrada imprevisível e que na “floresta das questões científicas”, procurar/produzir ou abrir mão de métodos para deliberar uma solução, intentar análises, descobrir processos, fulgurar hipóteses e – quem sabe – dizer não a elas, é parte essencial do crescimento de todo produto científico, principalmente na área das Humanidades.

Desde 2009 temos realizado os encontros anuais intitulados COLÓQUIOS DE PESQUISA PROARQ, e todos eles tem nos apontado que a prática do compartilhamento e da construção de pesquisas é ato essencial para o sucesso dos saltos epistemológicos e para uma prática consistente. Neste ensejo, esperamos que o 13º. Colóquio seja mais uma oportunidade para nos encontrarmos, desta vez em espaços físicos, também para crescermos e dedicarmos tempo para a frutificação de nossas experiências, diálogos, ideias e possibilidades de trabalhar cientificamente para o crescimento da sociedade.

O evento:

A programação do 13º. Colóquio de Pesquisas do PROARQ – “VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS em Pesquisas de Arquitetura” foi pensada, similarmente às edições remotas de 2020 e 2021, como uma ação contínua e bastante articulada, de modo a gerar maior engajamento do corpo social (interno ao PROARQ) e permitir o acesso do público externo. Assim, os primeiros encontros presenciais, e abertos a todo o público, estão programados para acontecer todas as segundas-feiras, entre 29 de agosto a 03 de outubro, entre 14h e 17h, com Sessões Temáticas encabeçadas por 3 grupos de pesquisa do PROARQ em cada uma das segundas-feiras, sendo uma das sessões organizada pelo curso de Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio da UFRJ. No dia 29 de agosto teremos a MESA DE ABERTURA, com a presença de muitos dirigentes da UFRJ e de palestrante internacional, que fará a sua apresentação por meio de videoconferência, prof. Pierre Georges Joseph Fernandez.

As Sessões Científicas ocorrerão entre 10 e 13 de outubro, de 13h30 às 17h30, fechando o ciclo do 13º. Colóquio, e serão voltadas para a divulgação das pesquisas em andamento ou já concluídas por discentes, egressos, estudantes de IC e pesquisadores do PROARQ, favorecendo o reconhecimento de nosso cenário atual, as experiências acumuladas a autoavaliação do Programa.

No dia 14 de outubro, entre 14h e 16h, teremos a Mesa de Encerramento, seguida de palestra do Prof. Pierre Fernandez, que estará presencialmente nesta semana do evento, e do Arq. Ricardo de Gouvêa Corrêa, que concluirão o evento com "chave de ouro".

Entre os dois períodos acima mencionados, uma fase intermediária e essencial para o PROARQ acontecerá entre 12 e 26 de setembro: a oferta de Workshops variados, voltados para o desenvolvimento de Ações Afirmativas do PROARQ. Os workshops serão ministrados por docentes e pesquisadores do PROARQ e exigirão inscrição dos interessados por link exclusivo, que será disponibilizado para cada dia das ações, indicados no WEBSITE DO EVENTO, e com vagas limitadas.

PARA MAIS INFOS, ACESSE O SITE DO EVENTO AQUI

PARA ACESSAR A LISTA DE WORKSHOPS - Ações Afirmativas, clique AQUI

O link para submissões só estará ativo em AGOSTO 22 / Os wokshops deverão ser reservados por meio de link específico, disponível somente em SETEMBRO 22.

Equipe 13o. Colóquio PROARQ

Coordenação:

Lucas Rosse Caldas, Prof. Dr. PROARQ/FAU/UFRJ

Ethel Pinheiro, Profa. Dra. PROARQ/FAU/UFRJ

Marcos Silvoso, Prof. Dr. PROARQ/FAU/UFRJ

Rubens de Andrade, Prof. Dr. PROARQ/EBA/UFRJ

Luciana Bonvino Figueiredo, Profa. Dra. FAU/UFRJ

Equipe Executiva:

Beatriz Amback, mestranda PROARQ

Camila Cunha, mestranda PROARQ

Cândida Zigoni, mestranda PROARQ

Clarice Futuro, mestranda PROARQ

Eduardo Salsamendi, doutorando PROARQ

Felipe Lima, mestrando PROARQ

Maria Vitória Ribeiro, mestranda PROARQ

Natália Cruz, mestranda PROARQ

Pâmela Paris, doutoranda PROARQ

Julia Cavalcante, mestranda PROARQ