EDIÇÃO TEMÁTICA [caderno proarq 38]
24-01-2022
CADERNOS PROARQ 38 - CHAMADA
Editores convidados: prof.ª Ana Albano Amora (UFRJ) e prof. Helio Herbst (UFRRJ).
A chamada do número especial do Cadernos PROARQ / REVISTA 38 – “Perspectivas do Patrimônio Moderno” foi construída sob o impacto das ações governamentais de apagamento do valor de nossas instituições e da memória coletiva. Por outro lado, pode também ser vista como celebração dos resultados de um trabalho árduo de reflexão, discussão e proposição no âmbito da pesquisa e do ensino de pós-graduação, que articula-se com o da graduação.
O desmonte do IPHAN, o descaso com a conservação dos edifícios que abrigam instituições públicas e a alienação proposta ou consumada de imóveis pertencentes ao patrimônio da União, entre os quais o maior ícone do patrimônio moderno brasileiro, o antigo edifício do MES, atual Palácio Capanema, foram ações de grande indignação e comoção nacional e internacional, gerando mobilizações de organizações civis ligadas ao Patrimônio nos campos da Arquitetura e Urbanismo, das Artes e da Cultura, entre outros.
Cabe, entretanto, destacar os esforços empreendidos pelos cursos e associações de pós-graduação, e pelos seminários científicos dedicados ao tema do Patrimônio, a exemplo do Enanparq, do Docomomo e do Icomos. Tais esforços resultaram na avaliação dos caminhos percorridos e despertaram novos olhares e sistemáticas para a preservação do Moderno.
Este número especial contará, portanto, com três seções, reunindo um total de 10 a 12 artigos selecionados, entre eles 1 artigo-âncora e 1 seção de artigos de pesquisadores com alta articulação sobre o tema. Todos os textos deverão ser submetidos pela Plataforma digital do CADERNOS PROARQ e serão avaliados duplamente de forma-cega, seguindo todas as recomendações de formatação e ineditismo indicadas pelo Periódico.
O primeiro artigo será o âncora, escolhido dentre todos os submetidos como o mais representativo da revista. A primeira seção será composta por textos de pesquisadores com expertise sobre o tema, selecionados em ampla competição; a segunda e terceira seções serão formadas por textos selecionados por meio da ampla chamada aqui proposta, podendo ser os textos relacionados a pesquisas aplicadas ou históricas sobre a temática do número especial, resultados de pesquisas empreendidas nas pós-graduações, ensaios teóricos, além de uma gama possível de artigos que demonstrem, com propriedade, as Perspectivas do Patrimônio Moderno.
Os artigos submetidos deverão estar correlacionados a um dos três eixos temáticos apresentados a seguir:
1. Valores, História e Teoria do Patrimônio
Consideramos que a experiência corrente no âmbito da pesquisa acadêmica nos encaminha para repensarmos as referências baseadas nos autores tradicionais e para a formulação de novas propostas de leitura e de valoração do patrimônio arquitetônico moderno. Contribuem para a busca por novos caminhos, no campo do Patrimônio Cultural, a perspectiva decolonial, temas ensejados por questões de gênero, e um olhar menos centrado nas formulações europeias, sempre pautados pelo entendimento da especificidade dos objetos arquitetônicos modernos e das condições locais para a sua preservação. Assim, este eixo reunirá novas formulações interpretativas e de valor para o patrimônio.
2. Preservação do Patrimônio Moderno
Passadas mais de três décadas nas práticas de preservação do patrimônio moderno, é possível vislumbrar ações sistemáticas para o seu inventário, sua seleção e sua tutela. Muitos exemplares foram objeto de intervenções que suscitaram discussões sobre os princípios correntes de preservação. As discussões surgidas neste campo relativas à autenticidade, à materialidade e à significância do projeto original têm motivado desenvolvimentos diferentes em função da grande variedade de manifestações e especificidades técnicas e funcionais. Nesta linha, abrimos a chamada para reflexões e trabalhos que abordem o tema de forma ampliada, incluindo levantamentos, inventários, conservação e restauração, como perspectivas de preservação do patrimônio.
3. Ensino e Patrimônio
O ensino de Arquitetura e Urbanismo relacionado à preservação do patrimônio é atravessado por várias questões, e, dessa forma implica, primeiramente, no desenvolvimento de um olhar apurado e crítico sobre o espaço construído, entendendo as camadas de tempo justapostas, e as formas arquitetônicas como memórias construídas de processos sociais, políticos e econômicos. Tais práticas de ensino estimulam a discussão e a apreensão de conteúdos históricos vinculados a questões teóricas do campo ampliado da Arquitetura e Urbanismo. Entretanto, relaciona-se com o entendimento de problemas específicos do campo do Patrimônio, bem como de uma agenda de atuação sobre as obras patrimonializadas sob diversos pontos de vista da atividade projetual, em termos de recuperação, de restauro, ou de intervenção, com a inserção de novas construções. Neste eixo, a chamada atende a todas as assertivas acima mencionadas.
SUBMISSÕES ABERTAS de 01/02/2022 ATÉ 30/04/2022